A Prefeitura de São Paulo promoveu, na quinta-feira (4), mais uma ação do “Prefeitura Presente”, dessa vez na região de Santana, Zona Norte da capital paulista. Na oportunidade, o secretário municipal da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco, visitou algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região, sendo elas: UBS Horto Florestal, UBS Dona Mariquinha Sciáscia e UBS Vila Aurora.
Depois, acompanhado do prefeito Ricardo Nunes, oficializaram a inauguração das novas instalações da Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Santana/Jaçanã. A Unidade é especializada no atendimento de idosos em diferentes áreas, além de atuar na promoção de ações preventivas e de proteção à saúde.
O novo espaço, com 470 m², funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e conta com atendimentos de enfermagem, geriatra, farmacêutico, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista e fonoaudióloga. No local também estão sendo implantados os serviços de teste ergométrico, mapa e Holter, com acompanhamento de um cardiologista.
Ainda estão previstas, para este ano, a entrega de outros equipamentos na região de Santana/Jaçanã, como a nova UBS Vila Aurora, que vai mudar de endereço para um imóvel maior, na avenida Engenheiro Caetano Alvares; o Centro de Cuidados Odontológicos (CCO) Tucuruvi; além da reforma do Pronto-Socorro Municipal (PSM) Santana, que será transformado na UPA IIII Santana.
A administração das Unidades de Saúde na região Santana/Jaçanã é de realizada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de São Paulo.