Em Cubatão, o serviço de acupuntura, que é oferecido na Policlínica, tem se mostrado uma solução eficaz para a promoção do bem-estar de muitos pacientes. O tratamento é conduzido pela médica especialista em acupuntura, Dra. Denise Martins, e já beneficiou centenas de pessoas.
De acordo com Dra. Denise, a acupuntura tem um papel importante no tratamento de diversas condições de saúde. “Muitos pacientes chegam com dores persistentes que dificultam suas atividades diárias. As sessões de acupuntura atuam promovendo o equilíbrio do organismo e estimulando a capacidade natural de cura do corpo”, explicou a médica.
Segundo ela, os principais casos atendidos são doenças que atingem o sistema osteoarticular, como a osteoartrite, artrite reumatoide, gota, quedas, fraturas e osteoporose. Além destes, outros casos comuns na acupuntura são pessoas com fibromialgia, com problemas no ombro e ansiedade.
“A acupuntura não tem contraindicação, entretanto, grávidas não podem ser manipuladas em alguns pontos, apenas com a técnica que eu aplico, conhecida como crânio acupuntura de Yamamoto”, explica a doutora.
Pacientes relatam alívio
Maria José Lima Freitas, de 61 anos, sofre há anos com dores nas pernas. Após a consulta com o ortopedista, foi encaminhada para a acupuntura. “Eu já senti a melhora logo depois da primeira sessão. Até o inchaço das minhas pernas diminuíram”, contou a paciente.
Outro usuário dos serviços de saúde local, Elder de Carvalho, de 57 anos, sente os efeitos positivos da técnica logo que saiu da sessão. “Eu conheço gente que não acredita, mas eu sempre fiz aqui e já vejo o resultado quando saio da sala, parece que renova as energias”, relatou.
Como acessar o serviço
O serviço de acupuntura na Policlínica de Cubatão está disponível mediante encaminhamento dos médicos especialistas da própria unidade. Os pacientes que apresentam quadros de dor crônica ou outras condições indicadas para o tratamento são avaliados para iniciar as sessões.
Segundo Dra. Denise, “a acupuntura é um complemento importante aos outros tratamentos oferecidos pelo SUS, como parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), porque ajuda a reduzir o uso de medicamentos e melhora a qualidade de vida dos pacientes de forma significativa”.
Com resultados promissores e uma abordagem humanizada, a técnica segue ganhando espaço como uma terapia complementar indispensável no cuidado à saúde em Cubatão.