SBCD

PAI ZN reforça protagonismo na rede durante Fórum de Saúde Mental da Zona Norte

19 fev 2026

Unidade tem protocolo de classificação de risco adotado como modelo regional e destaca integração da rede

PAI ZN participa de Fórum de Saúde Mental da Zona Norte. Foto SBCD.

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI ZN), unidade localizada na mesma área do Complexo Hospitalar do Mandaqui, e administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, teve participação de destaque no Fórum de Saúde Mental da Zona Norte, realizado em 11 de fevereiro de 2026.

O evento é promovido anualmente pelo Centro de Apoio Regional de Saúde 06 Norte (CARS 06 Norte), instância regional responsável por articular e apoiar os serviços de saúde na região, e que reúne gestores, profissionais e representantes da rede para discutir fluxos, protocolos e estratégias de cuidado em saúde mental.

Representando o PAI ZN, o diretor técnico, Dr. Bruno Ortiz, foi convidado para compor a mesa de abertura ao lado da delegada Lisandrea Salvariego e da Dra. Andreia Preturlan, coordenadora da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), órgão responsável pela regulação de vagas e encaminhamentos na rede estadual.

Protocolo como referência regional

Durante sua apresentação, o Dr. Bruno Ortiz destacou o Protocolo de Classificação de Risco em Saúde Mental, ferramenta adotada no PAI ZN que organiza o atendimento a partir de um sistema de cores.

“A classificação de risco usa um sistema de cores que é intuitivo, permitindo que os casos urgentes sejam imediatamente identificados por qualquer profissional de saúde. Existem poucas adaptações para a especialidade de psiquiatria, e o nosso protocolo foi escolhido como modelo pela CARS 06”, destaca.

O sistema, amplamente utilizado em serviços de urgência e emergência, foi adaptado à realidade da saúde mental, garantindo mais agilidade, segurança e assertividade na assistência prestada aos pacientes em sofrimento psíquico.

A escolha do protocolo do PAI ZN como modelo para a região reforça o papel estratégico da unidade na qualificação da rede de atenção psicossocial da Zona Norte.

Ao abordar a importância da padronização dos fluxos assistenciais, o Dr. Bruno Ortiz enfatizou que a divulgação do protocolo nos equipamentos de saúde mental representa um avanço coletivo. “Com a divulgação nos equipamentos de saúde mental, esperamos contribuir com mais um degrau na visão da SBCD como referência de excelência na assistência e inovação”, diz.

Unidade teve protocolo de classificação de risco adotado como modelo regional. Foto SBCD.

A fala evidencia não apenas o compromisso técnico do PAI ZN, mas também o alinhamento da unidade à diretriz institucional da SBCD com o Governo do Estado, que busca fortalecer práticas baseadas em evidências, inovação e integração em rede. Desde janeiro de 2023 sob gestão da SBCD, o PAI ZN vem consolidando processos assistenciais, aprimorando fluxos e promovendo integração com os demais pontos da rede estadual, ampliando sua relevância como polo estruturante na atenção intensiva em saúde mental. A participação no Fórum reafirma o protagonismo do PAI ZN na construção de soluções qualificadas para a rede regional e evidencia a contribuição nos serviços públicos de saúde mental com foco em excelência, organização e cuidado centrado no paciente.

Acessar o conteúdo