Unidade gerenciada pela SBCD na zona norte de São Paulo realiza ação com foco no fortalecimento da liderança dos colaboradores

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte de São Paulo (PAI-ZN) realizou, nos dias 16, 18 e 22 de dezembro, uma capacitação em liderança voltada aos enfermeiros da unidade. A iniciativa abordou temas essenciais como conceito de liderança, comunicação eficaz, feedback, motivação e propósito, focando no fortalecimento da atuação profissional. A unidade, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, é referência no cuidado à saúde mental na região da zona norte da capital paulista, destacando-se pelo compromisso com práticas alinhadas à humanização do cuidado.
Com o objetivo de preparar os profissionais para uma atuação mais assertiva, justa e humanizada a iniciativa promoveu o acolhimento adequado aos profissionais e fortaleceu o trabalho em equipe. Três dias de intensas trocas, que possibilitaram o crescimento coletivo, o desenvolvimento de habilidades e a reflexão sobre o papel do enfermeiro enquanto líder no cuidado assistencial e na gestão de pessoas.
Nilha Bethânia, gerente assistencial do PAI-ZN e responsável pelo treinamento, destacou: “Ações como esta são fundamentais para o desenvolvimento contínuo da equipe, contribuindo para a melhoria do clima organizacional, da qualidade da assistência e do fortalecimento da liderança dentro da instituição”.
Ainda de acordo com Nilha, a realização de ações formativas como essa “reforça a importância do investimento contínuo na qualificação dos profissionais de saúde, especialmente em áreas sensíveis como a saúde mental”.