Neste mês, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Centro de Referência do Idoso (CRI-Norte) e o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI-ZN), ambos localizados na zona norte de São Paulo, promoveram importantes ações de cuidado e de conscientização voltadas para a campanha Outubro Rosa.
As unidades, administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo, se empenharam na divulgação de informações cruciais para a saúde das mulheres.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Durante o mês, celebrado anualmente, o objetivo é compartilhar informações e estimular a conscientização sobre a doença, bem como proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
AME CRI-Norte: Palestras com foco no autocuidado
No dia 20 de outubro, o AME CRI-Norte realizou uma palestra informativa sobre o câncer de mama. A palestra foi ministrada pela médica Silvana Graziani, que destacou a importância do autocuidado e da realização de exames preventivos, ressaltando a relevância da detecção precoce ao usuários.
O AME CRI-Norte é um ambulatório de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo principal foco é a atenção à saúde do idoso. Além disso, ele atua como referência para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região norte da cidade de São Paulo.
PAI-ZN: Compartilhar informações é essencial
No dia 27 de outubro, o PAI-ZN promoveu um evento significativo como parte da campanha. Uma palestra, com a participação da enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Raymara Alves, e do Diretor Técnico do Polo Assistencial, Bruno Ortiz, foi conduzida aos colaboradores para esclarecer detalhes desse tipo de câncer.
Além de compartilhar informações sobre o câncer de mama, a ação proporciona maior conscientização sobre os serviços de diagnóstico e tratamento. Entre os objetivos da palestra estava a redução da mortalidade também por meio da detecção precoce.
Já para os pacientes a equipe multiprofissional, liderados pela enfermeira Vaneza, recreador Eliel, além das psicólogas Vanuelli e Stefani, desenvolveram ações na unidade de internação com informações e orientações sobre o assunto. Durante o mês de outubro o PAI-ZN também esteve decorado em menção a campanha.
Essa ação fez parte das atividades promovidas pela Comissão de Humanização do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental que tem sua ênfase na assistência psicossocial.
A SBCD, por meio de suas equipes assistenciais, está comprometida com a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade, e também visam conscientizar sobre a prevenção como forma de incentivar uma sociedade mais saudável.