SBCD

Novos leitos são inaugurados nos Hospitais Justino Luz e Novo Regional, em Picos

17 dez 2025

O Hospital Regional Justino Luz e o Novo Hospital Regional de Picos (PI) registraram a inauguração de novos leitos. A oficialização ocorreu durante visita do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, às duas unidades hospitalares, que são administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

No Hospital Regional Justino Luz foi realizada a entrega da reforma da Ala C, ampliando o alojamento conjunto do materno-infantil da unidade, um importante avanço na qualificação da assistência oferecida à população. O espaço foi totalmente reestruturado para abrigar leitos de alojamento conjunto, fortalecendo o cuidado humanizado e a segurança no atendimento às mães e recém-nascidos.

Na oportunidade, Rafael Fonteles destacou a importância do modelo de gestão adotado nas unidades de saúde de Picos. Segundo ele, não há dúvidas de que se trata de um modelo de gestão que tem ampliado a produtividade e a qualidade do atendimento. “A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco tem desempenhado um papel fundamental, aliando responsabilidade social, resolutividade e eficiência. Esse padrão de gestão está presente, além do Hospital Regional Justino Luz, também nas demais unidades de saúde em Picos, refletindo diretamente na aprovação da população. Saímos de um cenário de desaprovação para um elevado índice de confiança nos serviços de saúde do Estado em Picos. A saúde pública passou, inclusive, a contribuir positivamente para a aprovação do governo, algo raro no Brasil. Aqui, vemos o SUS funcionando bem, com qualidade equivalente, ou até superior à da rede privada”, constata.

Com a conclusão da reforma, passam a ser disponibilizados mais 19 leitos de alojamento conjunto, sendo 18 destinados aos binômios mãe-bebê em regime comum e um leito reservado para isolamento. Essa organização garante melhores condições de acolhimento, além de assegurar o manejo adequado de situações que demandem precauções específicas, reforçando os protocolos de segurança assistencial.

Equipe recebe o governador Rafael Fonteles na unidade. Foto SBCD.

Ediney Leal, gerente assistencial do Hospital Regional Justino Luz, ressalta que a entrega da reforma da Ala C para o materno-infantil representa um marco importante para o fortalecimento da assistência na unidade. “Estamos entregando à população mais segurança, conforto e um cuidado mais qualificado. Essa estrutura permite que a mãe permaneça próxima do seu filho desde os primeiros momentos de vida, fortalecendo o vínculo e favorecendo uma assistência mais humana e segura. É um avanço significativo para o hospital e para toda a região que atendemos”, reforça.

A supervisora do setor materno-infantil do HRJL, Emanuella Leal, destaca que a ampliação e qualificação da estrutura refletem também em um cuidado mais humanizado e seguro. “A unidade passa a contar com enfermarias amplas, além de banheiros acessíveis e um ambiente agradável, planejado para acolher e dar suporte aos novos projetos já implementados no serviço. Dentre esses projetos, destacam-se a realização dos testes neonatais: teste do coraçãozinho, do olhinho, da orelhinha e da linguinha, todos fundamentais para a detecção precoce de agravos à saúde do recém-nascido. O espaço também dispõe de torneiras com controle e ajuste de temperatura, proporcionando maior segurança durante o banho e os cuidados de higiene dos recém-nascidos”, detalha.

Para Maycon Nascimento, gerente administrativo do HRJL, essa entrega simboliza mais um avanço no processo de fortalecimento da infraestrutura e da organização dos serviços de saúde oferecidos à população de Picos e região. “O alojamento conjunto é um espaço que foi planejado com responsabilidade e foco no bom uso do recurso público destinado ao materno-infantil, que é o nosso objetivo na transição final entre os hospitais em Picos. Essa implantação demonstra o cuidado em unir estrutura adequada, organização e segurança assistencial. O que representa um ganho importante para o hospital, para os profissionais que atuam na unidade e, principalmente, para os usuários do SUS”, destaca.

Novo Hospital Regional de Picos recebe 74 novos leitos

Na outra visita que realizou em Picos, o governador Rafael Fonteles oficializou a entrega de 74 leitos no Novo Hospital Regional. Para Angélica Luz, gerente assistencial do NHRP, a entrega dos 74 novos leitos representa uma evolução na capacidade assistencial do Novo Hospital Regional, ampliando o acesso da população a um cuidado mais seguro, digno e de qualidade. “Esse fortalecimento da nossa estrutura impacta diretamente no dia a dia dos profissionais e, principalmente, na vida dos cidadãos. É o resultado de um trabalho coletivo, entre o compromisso do Governo do Estado em parceria com a SBCD em investir na saúde pública e na regionalização do atendimento, com qualidade para todos”, declara.

A nova área entregue conta com uma estrutura moderna em alvenaria, com piso em porcelanato, além da implantação completa de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, sistema de refrigeração, combate a incêndio, gases medicinais e rede lógica, assegurando qualidade, conforto e funcionalidade aos ambientes hospitalares.

Equipe do Novo Hospital Regional de Picos. Foto SBCD.

Sauma Guimarães, gerente administrativa do NHRP, acredita que a ampliação da estrutura constata o compromisso do Governo do Estado com a descentralização do atendimento, o fortalecimento da rede pública e a garantia de assistência mais resolutiva e humanizada para a população. “A ampliação contribui para a redução da demanda reprimida, a melhoria do fluxo assistencial e o fortalecimento da rede hospitalar estadual, investindo continuamente e proporcionando atendimento de qualidade e conforto a todos os usuários”, complementa.

Por fim, Rafael Fonteles fez questão de, mais uma vez, destacar o modelo de gestão adotado. “Ele garante mais resolutividade, mais segurança para o paciente e maior eficiência no uso do recurso público. Quem financia tudo isso é a sociedade, por meio dos impostos que paga, e por isso é fundamental gastar bem, com responsabilidade. Isso significa valorizar os profissionais que atuam nas unidades hospitalares, garantindo que cumpram seus horários, sigam protocolos, normas e procedimentos, para que possam desempenhar ao máximo suas funções com eficiência e eficácia”, finaliza o governador.

Acessar o conteúdo