Sistema ‘Health Plus’ otimiza tempo e melhora a qualidade dos serviços da Atenção Primária
Em 2024, as Unidades de Saúde da Família (USF) de Cubatão tiveram uma transformação significativa, graças à tecnologia inserida através da informatização dos processos. Tal mudança foi impulsionada pelo sistema ‘Health Plus’, que integra áreas de assistência em um único ambiente digital. Ele permite o monitoramento em tempo real de indicadores de saúde, agilizando a tomada de decisões e facilitando a comunicação entre profissionais.
Além disso, o Health Plus aprimorou o diagnóstico e o atendimento ao centralizar o histórico dos pacientes e automatizar processos clínicos e administrativos, reduzindo o uso de papel e melhorando a qualidade do serviço.
O novo sistema oferece ferramentas analíticas que permitem o monitoramento contínuo de indicadores-chave de desempenho. Esse acompanhamento possibilita ajustes rápidos e embasa estratégias de saúde mais eficazes, promovendo um atendimento de maior qualidade e resultados tangíveis para a comunidade.
Capacitação da equipe
Para garantir o sucesso da informatização, 360 colaboradores e 102 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) passaram por um treinamento específico para utilizar o Health Plus. O programa incluiu simulações de atendimentos e navegação prática no sistema para assegurar o domínio da nova plataforma.
Essa capacitação, aliada ao suporte técnico contínuo, tem sido essencial para manter o atendimento ágil e seguro. “Para que a população seja beneficiada, é essencial que cada profissional da unidade esteja apto a utilizar a informatização. Por isso, prezamos por um sistema de fácil manuseio e oferecemos uma equipe de assistência para tirar dúvidas in loco”, destaca Dr. Fábio Pampolha, gerente médico da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora das Unidades de Saúde da Família em Cubatão por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura Municipal.
A implantação do Health Plus se deu através de uma parceria firmada entre a SBCD e a Horizon, idealizadora do sistema. “O projeto foi planejado para reduzir a demanda por papel, aumentar a segurança das informações dos pacientes e, sobretudo, promover um atendimento mais ágil e preciso, otimizando recursos e promovendo a prevenção e o autocuidado na Atenção Primária”, resume Fábio Pampolha.