SBCD

Novo Hospital Regional de Picos recebe primeira turma de estágio em medicina

18 fev 2025

NHRP dá boas-vindas à primeira turma de estagiários em medicina. Foto SBCD.

Futuros médicos passam a ter a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos teóricos em um ambiente clínico real no Novo Hospital Regional de Picos. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) – administradora do Hospital – e Universidade Federal do Piauí, que viabilizou o internato dos estudantes de medicina no NHRP.

Ao todo, são sete alunos, do nono período do curso de medicina da UFPI, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, que se revezarão no acompanhamento de atendimentos realizados em diferentes especialidades que são ofertadas no hospital.

De acordo com a gerente administrativa do NHRP, Angélica Luz, trata-se de um período de suma importância para a formação profissional dos futuros médicos. “É a oportunidade que os alunos têm de observar todos os procedimentos realizados dentro de uma unidade hospitalar, demonstrados por outros médicos já experientes, responsáveis também por instruir e avaliar a participação de cada um deles. Isso resulta em conhecimento prático e as experiências obtidas nesta fase podem ser o diferencial na carreira profissional, além disso, os estudantes vivenciam toda a rotina e as demandas do ambiente hospitalar”, resume Angélica Luz.

O professor Helber Moura, nefrologista e intensivista, é o responsável pelos acadêmicos e internos da UFPI no NHRP. Ele ressalta a importância da nova unidade de saúde no município de Picos, tanto na assistência à população, quanto para a capacitação de futuros profissionais instruídos adequadamente. “É um hospital que oferece toda a infraestrutura necessária para ter uma boa formação, tanto na questão de solicitação de exames, no tratamento humanizado, no conforto para os pacientes, entre outras questões. Esse treinamento e a aprendizagem do trabalho em equipe que eles estão desenvolvendo fará grande diferença na vida de muitas pessoas”, destaca o professor.

Vírnia Muniz, aluna do nono período da quinta turma de Medicina da Universidade Federal do Piauí, em Picos, relata suas primeiras impressões sobre a unidade de saúde e comenta sobre as expectativas que possui quanto ao estágio. “Para nós está sendo uma experiência muito gratificante, temos a oportunidade de conviver com profissionais de referência nos guiando e nos auxiliando nessa nova parte da nossa caminhada. O Novo Hospital Regional atende toda a macrorregião, então nós temos diariamente casos clínicos muito interessantes que vão agregar em nossa formação como profissionais”, conclui Vírnia Muniz.

Pular para o conteúdo