SBCD

Novembro Laranja em Cubatão – Campanha de Combate à Violência: UBS Vila Nova tem ação de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

26 nov 2025

Pacientes e colaboradores da SBCD reunidos na UBS Vila Nova, em Cubatão. Foto: SBCD

Na manhã de terça-feira, 25 de novembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova, em Cubatão, foi palco para uma série de atividades especiais em alusão à Campanha Novembro Laranja, por conta do Dia Internacional de Enfrentamento à Violência. Na oportunidade, a Secretaria Municipal da Saúde e a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), gestora da Atenção Primária à Saúde em Cubatão, promoveram ações de alerta e conscientização junto aos pacientes e acompanhantes presentes à Unidade de Saúde.

A iniciativa contou com a presença do Secretário Municipal da Saúde, Marcio Oliveira, que ressaltou a relevância da ação. “Cubatão está desenvolvendo, dentro das unidades de saúde, o núcleo de combate à violência doméstica. Até o momento, já temos seis núcleos ativos, mas chegaremos a 18 durante o ano de 2026. É importante que a família enxergue a Unidade de Saúde como um ponto de apoio. Muitas vezes, a mulher ou a criança e a adolescente, não conseguem expressar de maneira clara a violência que estão sofrendo, seja dentro de casa, no ambiente de escola ou de trabalho. Por isso é importante que as unidades estejam preparadas para ouvi-las e acolhe-las”, ressaltou.

Palestra realizada na UBS Vila Nova, em Cubatão. Foto: SBCD

A deputada estadual Solange Freitas também esteve presente e reforçou apoio institucional à causa. “O estado de São Paulo tem 645 municípios, mas eu escolhi estar em Cubatão na data de hoje, que é o dia internacional de enfrentamento à violência, por conta do trabalho que a cidade está desenvolvendo em relação a esse tema. Uma união de forças entre Estado e município, com mulheres atuando muito por esta causa e desenvolvendo um grande trabalho no que se refere à defesa daquelas que sofrem com esse problema”, declarou. O Conselho da Condição Feminina de Cubatão também marcou presença, representado pela Cristina Oliveira.

Um dos destaques da programação foi a palestra prática ministrada por Anderson Buda, mestre em Artes Marciais, que ofereceu aos presentes uma demonstração de defesa pessoal. Atividade que visou equipar as mulheres e adolescentes com ferramentas concretas de autoproteção e empoderamento, indo além da conscientização teórica e fornecendo habilidades para o enfrentamento de situações de risco.

“Aqui na UBS Vila Nova nossa equipe já está orientada. A partir do momento em que uma mulher chega na unidade em busca de ajuda, a enfermeira faz o acolhimento de forma imediata, coloca-a em um ambiente reservado, para continuidade com a psicóloga, que presta o suporte necessário e, se for o caso, faz o devido direcionamento do caso para os órgãos competentes. Daí em diante, nosso acompanhamento é permanente. Caso necessário, realizamos até mesmo uma busca ativa, sempre visando oferecer apoio diante da situação vivida, para que ela ganhe confiança e resgate seu bem-estar e qualidade de vida”, detalhou a enfermeira Rosangela Alves de Freitas.

Acessar o conteúdo