O movimento Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e à importância do cuidado com a saúde do homem, está ganhando força em Cubatão, não apenas dentro dos centros de saúde, mas também fora dos muros das unidades. Diversas ações de saúde foram realizadas, levando serviços médicos e informações diretamente para o cotidiano dos cidadãos.
No dia 12 de novembro, a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha Caraguatá esteve no canteiro de obras da CDHU, realizando a primeira ação externa do mês. A iniciativa foi uma oportunidade para os trabalhadores do local realizarem testes rápidos, para pesquisa de doenças infectocontagiosas, como Sífilis, Hepatites e infecção pelo HIV, bem como receberem orientações sobre a prevenção do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre homens no Brasil.
Já nos dias 12, 13 e 14 de novembro, enfermeiras que atuam nas USF’s gerenciadas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), marcaram presença na Petrobrás, realizando testes rápidos para os trabalhadores da empresa.
Ações futuras
Ainda no espírito do Novembro Azul, em 19 de novembro, a equipe da USF CSU estará na Companhia Brasileira de Estireno – Unigel. Para fechar o mês, no dia 22, será a vez da equipe da USF Jardim Casqueiro realizar atendimentos na RG LOG, reforçando a importância de prevenir o câncer de próstata e cuidar da saúde de forma integral.
De acordo com Ariane Alves, supervisora assistencial da SBCD, ações externas como essas facilitam a criação de vínculo entre a população e a unidade de saúde, o que é extremamente importante.
“Quando vamos até o cidadão nos aproximamos dele, mostramos que a saúde é algo que ele pode acessar facilmente, sem barreiras. Além disso, conseguimos engajar um público que muitas vezes não se sente à vontade para procurar uma unidade de saúde. O vínculo criado é fundamental para o acompanhamento contínuo”, finaliza Ariane.