SBCD

Nova visita de gestantes ao Hospital Municipal de Cubatão ocorre em 30 de setembro

10 set 2024

Visitações ao HMC têm por objetivo esclarecer dúvidas e levar mais segurança às gestantes e acompanhantes na hora do parto

O HMC promove mensalmente visitações para que gestantes conheçam a estrutura do hospital. Foto SBCD.

Reforçando o compromisso de oferecer um atendimento humanizado e acolhedor, o Hospital Municipal de Cubatão (HMC) promove, mensalmente, o programa de visitações para que gestantes e acompanhantes possam conhecer a estrutura disponibilizada pelo equipamento. A ação visa esclarecer dúvidas e levar mais segurança às gestantes e seus acompanhantes em um dos momentos mais marcantes e significativos na vida do ser humano: a hora do nascimento de um bebê.

Durante a visitação, as convidadas recebem informações sobre como é o procedimento em relação ao trabalho de parto, os cuidados destinados ao recém-nascido, dicas sobre aleitamento materno, entre outras. “As gestantes também têm a oportunidade de conhecer as instalações do hospital, como alojamento conjunto e sala de parto. Ocorrem, ainda, palestras com os profissionais envolvidos, dentre médicos, enfermeiras obstetras e equipe multiprofissional, formada por nutricionista, fonoaudióloga e psicóloga”, explica a gerente administrativa do HMC, Tissiane de Cássia Mestre.

Tissiane revela que, durante o pré-natal, as gestantes recebem ainda um plano de parto. “Trata-se de um formulário, onde é possível relatar alguns desejos e expectativas. Elas podem, por exemplo, optar por metodologias para alívio da dor, como massagens, técnicas de respiração ou exercícios de relaxamento; escolher a posição que deseja ficar durante o trabalho de parto; e detalhes sobre o ambiente, como a luminosidade e músicas.

A visita de gestantes ao HMC faz parte do movimento de comunicação efetiva não violenta e humanizada adotado pelo hospital, que é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contrato de gestão junto à prefeitura municipal de Cubatão.

Pular para o conteúdo