Serviço reforça compromisso da Prefeitura e SBCD com a ampliação do acesso à saúde na Atenção Primária

A partir do dia 9 de maio, a Unidade de Saúde Região Oeste, do bairro Jardim Sol Nascente, passou a contar com uma farmácia própria para a entrega de medicamentos à população. A iniciativa marca o início da descentralização da dispensação de remédios em Garça, que antes era concentrada exclusivamente na Farmácia Municipal, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A mudança representa um avanço importante na política de acesso aos medicamentos no município. A partir de agora, de forma progressiva, os pacientes poderão retirar seus remédios diretamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs), com mais agilidade, comodidade e menos deslocamentos.
A Atenção Primária à Saúde em Garça é realizada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Garça. A USF Região Oeste é a primeira unidade dessa etapa do novo modelo de entrega de medicamentos. “Na sequência, nós iremos inaugurar a USF Glenda que fica numa região central, dando segmento com a USF Eucaliptos e Mariana I. Serão quatro polos de assistência farmacêutica com atendimento de todas as medicações, incluído de alto custo e os psicotrópicos”, afirma Mariangela Rosário, supervisora Assistencial da SBCD em Garça.
Melhoria do cuidado

“A reativação das farmácias nas unidades representa um ganho concreto para a população. A proximidade do serviço com as casas dos usuários melhora o cuidado, garante mais adesão ao tratamento e valoriza o papel estratégico da Atenção Primária”, destaca Rodrigo Mariano, coordenador Administrativo da SBCD em Garça.
As unidades foram escolhidas estrategicamente para atender diferentes regiões da cidade, levando em consideração a distribuição geográfica dos bairros e a demanda da população. As farmácias estão sendo organizadas com estrutura adequada para garantir o armazenamento correto e a dispensação segura dos medicamentos.
“Essa entrega descentralizada é mais do que uma reorganização: é uma ampliação do cuidado. A parceria entre a SBCD, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Garça têm buscado soluções que impactem positivamente a vida dos pacientes. A farmácia dentro da unidade garante que o acompanhamento feito pela equipe de saúde seja ainda completo, com acesso ao tratamento garantido”, afirma Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde da SBCD.
O prefeito José Alcides Faneco, também destacou a importância da iniciativa: “O retorno dos medicamentos às unidades de saúde vem de encontro ao anseio da nossa população, que busca mais comodidade e um serviço público mais eficaz. É uma conquista para o município, fruto do trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Secretaria de Saúde e a SBCD”.
O modelo descentralizado segue as diretrizes de qualidade e segurança preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e será gradualmente expandido para outras unidades do município. A ação integra um conjunto de esforços para fortalecer a rede de Atenção Primária em Garça e assegurar uma saúde mais próxima, acessível e resolutiva para todos.