SBCD

Nova administração da UPA de Tobias Barreto promove treinamento sobre prontuário eletrônico aos colaboradores

21 out 2025

Unidade de Pronto Atendimento passa a contar com o sistema, que até então não era utilizado pelo equipamento

Colaboradores durante o treinamento de prontuário eletrônico na UPA 24h São Vicente de Paulo. Foto: SBCD

A UPA 24h São Vicente de Paulo, no município de Tobias Barreto, iniciou uma nova fase com a implantação do prontuário eletrônico. Trata-se de uma das primeiras entregas da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), que assumiu a gestão da Unidade em 1º de outubro, após vencer o chamamento público da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe.

A medida marca o começo de um ciclo de modernização focado em eficiência, qualidade e segurança assistencial. Até então indisponível na unidade, o prontuário eletrônico passa a concentrar todo o histórico de saúde do paciente em um só lugar,. E assim, viabiliza gestão em tempo real das filas, acesso rápido a informações clínicas e planejamento mais assertivo das condutas pela equipe. Dessa forma, o resultado esperado é menos retrabalho, mais continuidade do cuidado e decisões clínicas baseadas em dados.

prontuário eletrônico na upa 24h são vicente de paulo

“A implantação do prontuário eletrônico integra uma agenda de melhorias que a SBCD executará nas próximas semanas. Alinhada ao nosso modelo de gestão hospitalar com foco em eficiência, qualidade e segurança”, declara a superintendente de Urgência, Emergência e Rede Ambulatorial da SBCD, Dra. Tassiana Pitta Diaz.

A Unidade é voltada a atendimentos de média complexidade, clínica médica e atendimentos pediátricos. Bem como a realização de exames laboratoriais e exames de imagem, além do atendimento de enfermagem 24 horas e da regulação de casos graves para hospitais de referência.

E de acordo com o gerente administrativo da UPA, Alécio Vieira, a nova gestão focará na melhoria da resolutividade e no aprimoramento do ambiente de trabalho da equipe. Segundo ele, medidas essenciais para o aprimoramento da experiência do paciente e dos resultados do serviço.

“Desde que a SBCD assumiu a administração da Unidade, no início deste mês, estamos trabalhando na inclusão de protocolos assistenciais mais efetivos. Como por exemplo: treinamentos para a equipe, atualização de materiais e revisão de fluxos internos. Além disso, também buscamos a otimização do atendimento humanizado, ampliação do acesso a exames laboratoriais e de imagem e fortalecimento da integração junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”, conclui o gerente administrativo da UPA.

Ir para o conteúdo