Atividade coordenada pela unidade de saúde reúne 40 participantes em encontros semanais que promovem saúde, força e equilíbrio na Atenção Primária

Desde o dia 2 de setembro de 2025, as manhãs de terça-feira na Unidade de Saúde da Família (USF) Cota 95 ganharam um novo ritmo e muita energia positiva. Com coordenação da fisioterapeuta Beatriz Santos de Oliveira, o Grupo de Pilates da Cota 95 vem reunindo mulheres de diferentes idades em uma proposta inovadora dentro da Atenção Primária à Saúde (APS) de Cubatão.
A ideia surgiu durante conversas entre a equipe sobre novas formas de cuidar das pessoas, com o desafio de trazer algo diferente do que já era oferecido pelo SUS. O resultado foi um sucesso: hoje, o grupo conta com 40 participantes. E assim, elas se reúnem todas as terças-feiras em dois horários – às 8h30 e às 9h30 — para alongar, respirar, fortalecer e sorrir.
Grupo de Pilates da USF Cota 95
Para Beatriz, os benefícios do Pilates vão muito além do exercício físico. “O Pilates ajuda a melhorar o sono, reduzir a ansiedade e até diminuir dores crônicas e doenças respiratórias. Além disso, melhora a postura, fortalece a musculatura e contribui para uma vida mais leve e equilibrada”, explica a fisioterapeuta, que comemora o entusiasmo e a dedicação das alunas.
E entre as alunas, Jaiana Rodrigues, 30 anos, dona de casa e que frequenta as aulas há pelo menos dois meses. Ela cita as vantagens que já obteve com o pilates, que vão além da saúde física. “Já senti melhora na minha coluna e tem sido muito bom para a saúde do corpo quanto da mente. E como trabalhamos a mente e os movimentos, ajuda a diminuir a ansiedade. E a professora é maravilhosa”, diz.
A USF Cota 95 conta com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com a Prefeitura de Cubatão e a Secretaria Municipal de Saúde. Localizada na Rua Faixa do Oleoduto, s/n – Fabril, a unidade segue de portas abertas para quem quiser se juntar ao grupo. Basta comparecer e realizar a inscrição.
Mas as novidades não param por aí. Isso porque a gerente da unidade, Lucimar de Jesus Linhares Costa, já pensa nos próximos passos. “Diante do sucesso e do interesse dos usuários, nosso próximo objetivo é formar um grupo de Pilates apenas para homens. Portanto, queremos ampliar as atividades e envolver ainda mais pessoas nesse cuidado com o corpo e a mente”, finaliza.