A SBCD, responsável pela administração dos serviços de saúde na Atenção Primária e Especializada na cidade, traz um raio X dos atendimentos prestados no último mês
Colaboradora da Atenção Primária realizando um atendimento
No mês de junho, os serviços em saúde na Atenção Primária no município de Cubatão realizaram 12.756 mil atendimentos médicos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e mais 5.225 nos serviços especializados.
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), que desde 2017 já atuava na administração de unidades da atenção básica, assumiu a totalidade dos serviços no dia 1° de abril de 2023 sob contrato de gestão com a Prefeitura de Cubatão.
Esse novo contrato com a administração das USFs também inclui o gerenciamento dos serviços especializados na área da saúde da mulher, psicossocial, pediatria, odontologia, geriatria, psiquiatria e neurologia. “A SBCD, junto com a prefeitura municipal, assume um importante compromisso com a gestão da saúde em Cubatão. O objetivo é oferecer uma ampla gama de atendimentos, abrangendo diferentes áreas da saúde, além de trazer melhorias ao atendimento e às diversas necessidades dos cubatenses”, comenta Estela Santana, gerente da Atenção Primária da SBCD.
Os indicadores refletem a importância do trabalho desenvolvido na assistência à população e o esforços no oferecimento de serviços de qualidade, o comprometimento e a eficácia das ações. Ao todo, a gestão da SBCD no município abrange 30 unidades de saúde, 37 equipes do Programa Estratégia e de Saúde da Família e demais equipes voltadas à Saúde Mental e Especialidades.
Um dos indicadores desse trabalho é o número de atendimentos em enfermagem, que totalizou 5.138 em junho, além de 68.949 procedimentos gerais que envolvem desde a aferição da pressão arterial, testes de glicemia, curativos, administração de medicamentos, entre outros.
No caso exclusivo de pacientes diabéticos e hipertensos foram prestados 18.806 atendimentos. Já na assistência às gestantes na UFSs foram 1.112 consultas de pré-natal que representam um importante papel na prevenção e também na detecção precoce de patologias durante a gravidez.
Saúde no cotidiano: Outro aspecto do trabalho nas unidades com gestão pela SBCD é a formação de uma equipe multiprofissional por meio de grupos que realizam a discussão de temas para a promoção da saúde. Mais de 400 grupos com a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, entre outros atuam diariamente por meio desse trabalho nas UFSs e serviços especializados.
Vacinação e visitas domiciliares: Em junho, entre as principais vacinas no combate a doenças como Covid-19, Influenza, HPV e hepatites, um total de 8.250 doses de imunizantes foram aplicadas em pacientes com idades entre 6 meses e acima dos 60 anos.
Ainda no último mês, mais de 8 mil visitas domiciliares aconteceram por meio do Programa Saúde da Família com a participação de uma equipe multiprofissional na residência de pacientes. Durante as visitas são realizadas consultas, avaliações clínicas, econômicas e sociais com o intuito de realizar orientações, consultas médicas, assim como outros atendimentos clínicos.
Esses dados também evidenciam a disponibilidade de cerca 500 profissionais capacitados para lidar com as demandas de saúde da comunidade cubatense no dia a dia, que visam a promoção do bem-estar e a prevenção de doenças na região.
Além dos atendimentos médicos, a Caminho de Damasco também destaca o número de serviços oferecidos em odontologia, registrando 3.851 atendimentos nessa área. Esse dado demonstra a importância dada à saúde bucal e oferta de serviços odontológicos que possam reforçar a prevenção de doenças bucais e a melhoria da qualidade de vida.
Atendimento especializado
Os mais de 5 mil atendimentos médicos com especialistas corroboram a preocupação da SBCD e Prefeitura no oferecimento de um leque diversificado de profissionais, proporcionando um atendimento mais completo e específico para cada necessidade de saúde.
Para Estela, a transparência também é um dos fatores importantes para garantir e ampliar a confiança na atuação da SBCD no município, reforçando o papel da entidade na construção sólida de laços com a cidade, além de governos de municípios e estados. “O nosso interesse é trazer ao público esses resultados obtidos e ampliar a eficiência das ações realizadas e o impacto positivo que a Caminho de Damasco está causando na vida das pessoas atendidas”, conclui.