USF Mario Covas e USF Vila dos Pescadores agora também contam com a iniciativa, que presta acolhimento humanizado a mulheres, crianças e idosos

As Unidade de Saúde da Família (USF) Mário Covas e Vila dos Pescadores, em Cubatão, receberam a implantação do Núcleo de Prevenção à Violência Doméstica (NPV). Trata-se de uma importante iniciativa em parceria da Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora das Unidades de Atenção Primária à Saúde no município.
A iniciativa integra as políticas públicas para fortalecer a rede de acolhimento, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e de promoção da saúde e defesa dos direitos humanos. Atuando de forma articulada com a rede municipal de assistência social, segurança pública e justiça.
núcleos de prevenção à violência doméstica nas Unidades de Saúde da família de cubatão
Com a chegada do projeto às unidades Mario Covas e Vila dos Pescadores, agora são seis núcleos em Cubatão. Pois já havia sido implantado no Pilões, CSU, Cota 200 e CAIC/Vila Esperança. Reforçando assim o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres. E dessa forma, promovendo políticas públicas integradas que visam o enfrentamento e a prevenção da violência doméstica. Ampliando a rede de acolhimento com escuta especializada para os casos registrados no município.
Assim, a ação busca garantir um atendimento humanizado, com foco na proteção, orientação e acompanhamento das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Os núcleos de prevenção à violência doméstica promovem a criação de um ambiente mais seguro e acolhedor para as vítimas. Uma iniciativa inovadora, que promove conscientização, prevenção, acompanhamento e notificação dos casos registrados”, declara Viviane Barbosa, apoiadora em Saúde Mental da SBCD em Cubatão. “A violência doméstica é uma grave violação dos direitos fundamentais e um importante problema de saúde pública. Por conta disso avaliamos que o enfrentamento dessa realidade exige sensibilidade, escuta qualificada e ação intersetorial, pilares que norteiam o trabalho dos profissionais de saúde envolvidos”, finaliza o secretário municipal de Saúde, Márcio Oliveira.
