SBCD

Mais de 6 mil cuidadores já participaram do Curso de Orientação promovido pelo AME CRI Norte

30 jun 2024

O AME CRI Norte celebra a conclusão do 41° Curso de Orientação aos Cuidadores Informais, reforçando seu compromisso com a promoção da saúde e bem-estar da pessoa idosa e de seus cuidadores

Participante celebra o recebimento do certificado após conclusão do curso. Foto SBCD.

No dia 29 de maio, o Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idosos (AME CRI), localizado na zona norte de São Paulo, alcançou uma marca importante: a conclusão do 41° Curso de Orientação aos Cuidadores Informais de Idosos e mais de 6 mil pessoas beneficiadas, fornecendo às participantes estratégias necessárias de cuidados aos idosos no domicílio.

Administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de um contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o AME CRI Norte tem se destacado na construção de modelos alternativos de cuidados. Desde 2011, o projeto se apresenta como uma valiosa ferramenta de gestão, por evidenciar a importância da atuação na educação em saúde como modelo de intervenção.

O Curso de Orientação é o primeiro eixo de atuação do Programa de Cuidadores, que tem como base a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) de 2006. O objetivo é oferecer informações e orientações aos cuidadores informais, nas questões do processo de envelhecimento no binômio saúde/doença e técnicas/manejo de cuidados desenvolvidos no domicílio, com enfoque na promoção de saúde e bem-estar, autonomia e independência.

Público-alvo e cuidando do cuidador

Turma do 41° Curso de Cuidadores Informais de Idosos no AME CRI Norte. Foto SBCD.

O projeto é coordenado pelo Serviço Social da unidade e conta com a participação de toda a equipe multidisciplinar do ambulatório, incluindo profissionais da área assistencial e médica, que agregam conhecimentos valiosos nas ações do programa. O público-alvo são os cuidadores informais, sejam eles familiares, amigos ou vizinhos, que prestam cuidados aos idosos em acompanhamento no AME CRI Norte.

Andréia Magalhães e Yasmin Sabugari, coordenadora do Serviço Social e Assistente Social, respectivamente, destacam que o Curso de Orientação aos Cuidadores Informais tem promovido mudanças nos comportamentos dos idosos e de seus cuidadores.

“O projeto foi construído por muitas mãos e os resultados alcançados se devem ao empenho de toda equipe”, comenta Magalhães. Houve ainda a citação de mais dois eixos importantes de intervenção. “Nós ainda temos o ‘Cuidando do Cuidador’, que visa prevenir a sobrecarga e o impacto dos cuidados prestados pelo cuidador no domicílio, além da preservação do autocuidado do cuidador e o ‘Geração de Renda’, que cria ações alternativas de promoção complementar de renda”, destaca Sabugari.

A Coordenação ressalta que o programa conta com o apoio da marca de fraldas geriátricas BIGFRAL nos diversos planejamentos das ações, além de outros detalhes sobre a realização do curso. “Os participantes recebem uma declaração após participação nos oito encontros realizados, totalizando cerca de 25 horas de orientações”, explica a coordenadora do Serviço Social.

Cuidando de quem cuida da gente

Alexandre Rocha Alves de Albuquerque com a mãe Ana Maria Rocha de Albuquerque no AME CRI Norte. Foto SBCD

Durante as orientações aos cuidadores é transmitido, de forma clara e objetiva, algumas das principais assistências necessárias tanto aos idosos quanto ao cuidador. É o que comenta Alexandre Rocha Alves de Albuquerque, 48 anos, que participou da última edição do curso.

Alexandre é filho da Ana Maria Rocha de Albuquerque, paciente do AME CRI Norte há quase 12 anos. “Achei que foi muito esclarecedor, tanto na questão das técnicas como materiais, produtos que nós podemos usar com os nossos idosos. E também aprendemos o autocuidado no curso, porque precisamos de um momento para nós para poder cuidar dos nossos idosos, né?”, diz.

De acordo com a coordenação do curso, a proposta não é de qualificação profissional, pois o objetivo é atuar em uma política de apoio aos cuidadores informais. O curso é realizado a cada seis meses no AME CRI Norte e os encaminhamentos ocorrem por meio das interconsultas emitidas pelos profissionais. Para mais informações entre em contato nos telefones (11) 2972-9226/ou 2972-9271.

Pular para o conteúdo