Centro de Atendimento à Dengue do Hospital Delfina Alves Barbosa segue com foco no acolhimento, agilidade e acompanhamento dos casos, fruto da parceria entre a SBCD e a Prefeitura de Iturama

Desde que entrou em funcionamento, o Centro de Atendimento à Dengue (CAD), do Hospital Municipal Delfina Alves Barbosa, em Iturama (MG), já realizou 6.370 atendimentos realizados, consolidando-se como um dos principais instrumentos de resposta rápida à epidemia da doença no município.
A gestão da unidade, conhecido como Hospital do Povo, é realizado desde 2024 pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de Iturama, com o objetivo de ampliar a assistência à população. Diante dos casos do município, o CAD foi criado no início de 2025. Ele conta com funcionamento diário e oferece acolhimento imediato, avaliação médica, exames, hidratação venosa e o encaminhamento para internação quando necessário.
Atendimento humanizado e resolutivo
O espaço do Centro de Atendimento foi estruturado para garantir fluidez no acolhimento e rapidez no diagnóstico, evitando a sobrecarga de outros serviços de urgência e reduzindo riscos de agravamento dos quadros clínicos.
“Esse serviço tem se mostrado fundamental no controle da situação epidemiológica. Ao oferecer um atendimento direto, específico e organizado, conseguimos dar uma resposta mais eficiente à população e preservar a capacidade de resposta do hospital e das unidades básicas de saúde”, afirma Danilo Siqueira, gerente do Hospital.
O hospital, referência também para as regiões de Carneirinho, Limeira do Oeste, São Francisco e União de Minas, possui atuação conjunta entre as equipes médicas, de enfermagem e administrativas tem garantido um fluxo contínuo de atendimento, com média diária de mais de 170 acolhimentos em períodos de pico.
“A estrutura montada aqui em Iturama mostra o quanto a gestão em saúde pode ser ágil e efetiva quando há planejamento e cooperação. Em poucos dias, conseguimos organizar uma unidade funcional, segura e centrada no paciente. Essa é uma das marcas da atuação da SBCD nos territórios onde está presente”, destaca o Dr. Mario Sapede, superintendente Hospitalar da Caminho de Damasco.

Unidade segue ativa e preparada para novos atendimentos
Além de garantir recursos humanos qualificados, insumos, organização dos fluxos e suporte técnico, o Hospital do Povo promove o acesso digno e eficiente à saúde pública. Os números que alcançamos no CAD mostram o compromisso coletivo com a vida, com a prevenção e com o cuidado em tempo oportuno”, reforça o superintendente Hospitalar.
A unidade segue em funcionamento, com atendimento contínuo durante a semana, monitoramento de pacientes sintomáticos e estratégias de orientação comunitária sobre prevenção e sinais de alerta.
A recomendação é que, ao primeiro sinal de sintomas como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos ou manchas na pele, a população busque imediatamente o atendimento na unidade para evitar complicações.