A ação foi realizada nos dias 7 e 8 de março e recebeu pacientes para realização de cirurgia ocular
O Hospital Municipal Delfina Alves Barbosa, popularmente conhecido como Hospital do Povo, em Iturama (MG), promoveu entre os dias 7 e 8 de março, uma ação concentrada de cirurgias de catarata. A iniciativa contemplou 55 pacientes, que foram submetidos à intervenção cirúrgica para correção do problema.
A ação foi realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), Prefeitura de Iturama, Secretaria Municipal de Saúde e o cirurgião oftalmológico Gustavo de Oliveira Nogueira.
De acordo com o Dr. Nogueira, responsável pela iniciativa, a cirurgia de Catarata está entre as mais rápidas e seguras da atualidade, sua realização se dá com anestesia local e o procedimento dura aproximadamente 10 minutos. A alta ocorre por volta de uma hora depois.
“A cirurgia de catarata está entre as que contam com maior fila de espera para realização no Brasil, são aproximadamente 160 mil pessoas que aguardam pelo procedimento e, iniciativas como o mutirão promovido no Hospital do Povo, são fundamentais para ajudar a reduzir esse número”, alerta.
O procedimento é indicado para todos os estágios da doença, sendo que, quanto mais cedo for descoberta, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação.
“A cirurgia de catarata restaura a visão, trazendo a nitidez perdida pela opacidade do cristalino, que é uma lente natural do olho que, em muitos casos, fica opacificada devido ao processo de envelhecimento”, esclarece o cirurgião oftalmológico.
O prefeito de Iturama, Claudio Burrinho, o vice-prefeito, Olégario Lima, e o Secretário de Saúde, Rogério Ribeiro, estiveram presentes na ação e prestigiaram a iniciativa.
O Hospital Municipal Delfina Alves Barbosa é administrado pela SBCD, por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de Iturama.