Elzira de Oliveira, moradora do bairro Vila Nilo, no Jaçanã, na zona norte de São Paulo, é acompanhada pelo programa desde 2019
No último domingo, 20 de agosto, a notável Elzira de Oliveira, paciente do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Toledo Piza, na zona norte de São Paulo, completou impressionantes 100 anos de idade.
Uma comovente festa, que só conseguiu ser realizada na segunda-feira, 21, pela equipe do PAI, a centenária recebeu homenagens por sua incrível jornada e contribuições para a comunidade.
Elzira, nascida em 1923 no interior de São Paulo, é uma das inspiradoras centenárias atendidas pelo programa, sendo a oitava a celebrar esse marco entre os idosos atendidos pela unidade. Junto com sua irmã Elza, de 94 anos, foi integrada ao Programa de Acompanhamento de Idosos em 2019, quando estava com 96 anos.
Solteira e sem filhos, Elzira compartilha a casa com sua irmã entre outros familiares. Até recentemente, ela mantinha sua independência, realizando atividades cotidianas com o auxílio de um andador. Cozinhar, cuidar da casa e criar artesanato eram suas paixões. Mesmo diante dos desafios, Elzira contava com o apoio amoroso de seus dois sobrinhos-netos.
O cuidado especializado realizado pelo PAI entrou na vida de Elzira em 2019, com um plano assistencial cuidadosamente elaborado. Visitas regulares da equipe de enfermagem garantiam sua saúde e bem-estar, ao mesmo tempo em que consultas médicas periódicas monitoravam sua condição. Elzira enfrentou a adversidade com bravura, tendo superado um diagnóstico de neoplasia maligna, um tipo de tumor no intestino em 2013, seguido de cirurgia e a utilização contínua de bolsa de colostomia.
Com uma história marcada por desafios de saúde, Elzira demonstra uma lucidez e força admiráveis. O relacionamento carinhoso com sua irmã Elza reflete sua natureza amorosa e grata.
Recentemente, a necessidade de internação devido a complicações de saúde não a impediu de celebrar seu centenário. Após receber alta médica dois dias antes do seu aniversário, a equipe do PAI, com autorização da família, organizou uma emocionante homenagem no dia 21, reafirmando o papel essencial do cuidado e do afeto em sua vida.
“Chegar aos 100 anos é uma bênção que devo em grande parte ao carinho e dedicação dos profissionais do PAI”, compartilhou Elzira, visivelmente emocionada durante a comemoração. Sua história inspiradora continua a ser um testemunho de perseverança, resiliência e gratidão.
“Neste momento de celebração, a equipe do PAI e a família de Elzira olham para o futuro com esperança e gratidão. Assim como a nossa equipe, que mantém o contínuo trabalho buscando honrar a jornada notável de uma mulher cuja determinação e espírito inspiram a todos nós do Programa Acompanhante de Idosos da UBS Dr. José Toledo Piza”, destaca Maria Izabel Costa dos Santos, coordenadora da equipe do PAI.
Na zona norte, o programa da UBS Toledo Piza, assim como a própria unidade de saúde, conta com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo.
Sobre o PAI
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) é um tipo de cuidado domiciliar bio-psico-social voltado para pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais.
O PAI tem como objetivo promover assistência integral à saúde da população idosa, promovendo autocuidado, autonomia, independência e melhoria do estado de saúde. Também visa evitar, ou adiar a institucionalização e oferecer condições a essa população de uma vida mais autônoma e de melhor qualidade. Para se cadastrar no programa é necessário procurar a UBS de referência na cidade de São Paulo.