O Hospital Municipal Dr. Emílio Chierighini e a UPA 24h Nossa Senhora Aparecida, em Itu, seguem investindo na expansão das ações de humanização voltadas aos colaboradores das duas unidades de Saúde. Dentre as atividades promovidas, foi realizada uma palestra tendo como tema “Humanização e segurança para o paciente e o profissional”, ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Lázaro.
De acordo com o palestrante, a iniciativa teve como objetivo estimular a empatia e fomentar ações técnicas e eficientes. “A humanização em unidades de saúde consiste no estabelecimento de relações mais próximas entre os profissionais que atuam no equipamento entre si e também com os clientes externos que são os pacientes, os acompanhantes, os visitantes e a sociedade em torno dessa família. Dentre os benefícios resultantes de uma gestão humanizada, podemos destacar o aumento de confiança dos pacientes com índices de melhores resultados nos diagnósticos e tratamentos e melhorias para a imagem institucional do equipamento e de seus colaboradores”, define Dr. Francisco Lázaro.
Tanto o Hospital Municipal quanto a UPA 24h são administrados pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura da Estância Turística de Itu. “Eventos como esse fortalecem a cultura institucional da SBCD e ressaltam a importância da humanização, tanto para os colaboradores quanto para pacientes e acompanhantes do HMI e da UPA”, reforça Dr. Newton Tomio Miyashita, Coordenador Corporativo de Humanização da SBCD.
Segundo a enfermeira Giulia Souza Andrade, vice-presidente da Comissão de Humanização da UPA 24h de Itu, logo após a implantação desse projeto de humanização já foi possível perceber mudanças significativas. “Temos trabalhado na diminuição do distanciamento e personalização do atendimento, promovendo uma sensação maior de acolhimento e bem-estar”, acredita Giulia.
Já para Daniele Almeida, líder administrativa do HMI, ter contato com um projeto importante como este, voltado à humanização na área da Saúde e ampliação na qualidade dos serviços prestados, certamente resulta em impactos positivos para todos os envolvidos no processo. “Passamos a estar mais atentos e voltados a um direcionamento mais empático, que considera soluções para as demandas do cliente e, acima de tudo, presta atenção e escuta suas dores”, resume Daniele.
De acordo com Dr. Newton Tomio Miyashita, a comunicação efetiva, não violenta e humanizada na área da saúde é parte essencial no programa de humanização corporativa da SBCD. “Temos investido fortemente neste movimento, afinal a humanização é a valorização dos clientes, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde”, finaliza o Coordenador de Humanização da SBCD.