SBCD

Hospital Regional Justino Luz reforça qualificação por meio de treinamentos

7 nov 2025

Ações reforçam compromisso da unidade com a qualificação profissional e a segurança do paciente

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, segue fortalecendo sua política de educação permanente e de aprimoramento das práticas assistenciais. Recentemente, a unidade hospitalar promoveu duas importantes ações que voltam-se à capacitação técnica das equipes. Ou seja, também fortalecem a cultura de segurança no ambiente hospitalar.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) conduziu a primeira iniciativa. E teve como foco o manejo de drenos neurocirúrgicos. Trata-se de uma temática essencial diante do crescimento da neurocirurgia na unidade. Dessa forma, o treinamento reforçou a importância do conhecimento técnico e da padronização de condutas no cuidado pós-operatório de pacientes neurológicos.

Segundo o gerente administrativo do Justino Luz, Maycon Nascimento, o hospital se dedica continuamente a fortalecer a cultura de segurança e qualidade em todos os níveis da assistência. “Esse treinamento reflete nosso compromisso com a melhoria constante dos processos e com a capacitação das equipes. Garantindo um ambiente hospitalar mais seguro e alinhado às boas práticas do SUS”, afirma.

treinamentos no hospital regional justino luz

A enfermeira Érika Leal, que ministrou a palestra, destacou que a capacitação da equipe reduz o risco de complicações. Além de padronizar condutas e aumenta a confiança profissional. “Investir nesse tipo de treinamento mostra-se fundamental para manter a preparação, engajamento e alinhamento da equipe às melhores práticas assistenciais”, acredita.

Enquanto isso, segunda ação integrou o Núcleo de Segurança do Paciente e o Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde. Assim, ela teve foco na gestão de resíduos hospitalares e no fortalecimento da segurança do paciente. Para tal, ocorreram visitas técnicas in loco e distribuição de materiais educativos. Orientando as equipes multiprofissionais sobre o descarte correto de resíduos e o manejo seguro do paciente. “Tais ações fortalecem a cultura de segurança, promovem a educação continuada e contribuem para um ambiente hospitalar mais seguro e eficiente”, declarou a enfermeira Nayane Araújo.

Por sua vez, o gerente assistencial, Ediney Leal, entende que, quando se fortalece o conhecimento das equipes sobre o manejo seguro do paciente e o gerenciamento correto dos resíduos, previne-se riscos. E dessa forma, acaba promovendo um cuidado mais humano e responsável. “Iniciativas como essas reafirmam o compromisso da SBCD, gestora do Hospital Regional Justino Luz, com a qualificação profissional contínua, a segurança do paciente e a excelência no cuidado humanizado”, finaliza.

Ir para o conteúdo