Programação combinou teoria e prática para padronizar condutas e reforçar a segurança na assistência ao paciente

O Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença do Piauí, deu mais um importante passo para o início das atividades da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Por meio do Núcleo de Educação Permanente e da equipe multidisciplinar, foram realizados vários treinamentos focados na capacitação das equipes que atuarão no setor.
A programação combinou teoria e prática para padronizar condutas e reforçar a segurança na assistência ao paciente crítico. Com conteúdos abordados sobre:
– Suporte básico de vida e Comunicação Efetiva;
– Cuidados operacionais: manuseio de bombas de infusão e nebulização canalizada;
– Procedimentos práticos: gasometria arterial, banho no leito e higiene oral;
– Biossegurança: limpeza, desinfecção de superfícies/equipamentos e normas da UTI;
-Treinamento de Banho no leito e Higiene Oral.
“Os treinamentos foram essenciais para o preparo e fortalecimento das equipes assistenciais na implantação dos serviços de UTI. Proporcionando atualização técnica, maior segurança assistencial e alinhamento das condutas; contribuindo diretamente para uma assistência qualificada e segura aos pacientes. Reforço nosso compromisso com a excelência no cuidado e desenvolvimento contínuo dos profissionais assistentes e garantia da manutenção da qualidade dos serviços ofertados”, destaca João Egídio Gonçalves Rodrigues, Supervisor de Enfermagem do HREP.
“Essa iniciativa reforça o compromisso contínuo do hospital com a educação permanente, garantindo um atendimento humano, seguro e de alta qualidade para toda a população do Vale do Sambito”, expressa Carina Nunes, gerente administrativa da unidade.
O Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença do Piauí, é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).


