Projeto AMEI esteve na unidade nos dias 13 e 14 de outubro. A iniciativa oferece consultas e exames médicos itinerantes, focando na prevenção e diagnóstico de diversos tipos de câncer

O Hospital Regional Senado Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, participou do Projeto AMEI (Atendimento Médico Especializado Itinerante). Uma iniciativa que oferta consultas para promoção, prevenção e diagnóstico precoce de câncer de pele, próstata e colo de útero, entre os mais prevalentes no Brasil. A idealização da iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Nordeste (IDENE).
O perfil de público são mulheres, entre 25 e 64 anos, com o exame preventivo do colo do útero. Já no caso dos homens, a partir de 45 anos, com exame de PSA quantitativo. Enquanto isso, para os casos de avaliação de pele, não há um perfil pré-definido. Entretanto, volta-se especialmente para pessoas expostas ao sol, como trabalhadores rurais. Dessa forma, mais de 220 pessoas participaram da ação e receberam o atendimento devido.
“Esse evento representa uma oportunidade incrível para a população atendida, pois promove a detecção precoce dessas doenças. Com isso, os tratamentos se tornam mais acessíveis e as chances de cura aumentam muito. Trazendo esperança e qualidade de vida para todos”, afirma Juliene Maria de Sousa, gerente administrativa do Hospital Regional Senado Cândido Ferraz. O hospital conta com gestão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde e Governo do Piauí.

