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Hospital Municipal e UPA 24h de Itu expandem ações de humanização

5 jul 2024

As duas unidades de saúde dão início à implantação de uma comunicação efetiva não violenta e humanizada

Dr. Newton Tomio Miyashita durante a palestra sobre humanização na UPA 24h de Itu – Foto SBCD.

A humanização em unidades de saúde consiste no estabelecimento de relações mais próximas entre os profissionais que atuam no equipamento entre si e também com os clientes externos que são os pacientes, os acompanhantes, os visitantes, seus familiares a sociedade em torno dessa família e as autoridades responsáveis pela sociedade. Sua implementação exige uma quebra de paradigmas e uma mudança de pensamento nos níveis de interação e atendimento. Dentre os benefícios resultantes de uma gestão humanizada, podemos destacar o aumento de confiança dos pacientes com índices de melhores resultados nos diagnósticos e tratamentos e melhorias para a imagem institucional do equipamento e seus colaboradores.

Para tal, é preciso diminuir o distanciamento e personalizar o atendimento, promovendo uma sensação de acolhimento e bem-estar. “A humanização na saúde funciona a partir da adaptação de rotinas. O segredo está num direcionamento mais empático, que considere soluções para as demandas do cliente e, acima de tudo, dar atenção e escutar suas dores”, explica o Coordenador Corporativo de Humanização da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), Dr. Newton Tomio Miyashita. A SBCD é a administradora do Hospital Municipal e da UPA 24 horas através de contrato de gestão junto à Prefeitura da Estância Turística de Itu.

Dentre as ações de humanização que estão em fase de implementação, o Hospital Municipal deu início, em 1º de julho, ao sistema de visita estendida. “Com o intuito de aproximar ainda mais a família do paciente, as visitas na área da enfermaria serão liberadas entre às 13h e às 20h30 todos os dias da semana”, revela o diretor Técnico e Administrativo do HMI, Dr. Vinícius Andriolo.

Ao longo dos próximos meses, outras iniciativas serão implementadas, tais como a adoção de uma mascote para o movimento de Comunicação Efetiva, Não Violenta e Humanizada (CENV&H), visitas diferenciadas com o intuito de oportunizar aos pacientes internados momentos de conforto e descontração, com total segurança técnica e higienização, excluindo qualquer risco.

Segundo o Coordenador de Humanização, a comunicação efetiva, não violenta e humanizada na área da saúde é parte essencial no programa de humanização corporativa da SBCD. “Temos investido fortemente neste movimento de comunicação efetiva, não violenta e humanizada. Afinal, a humanização é a valorização dos clientes, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde”, afirma Miyashita, que é médico ginecologista obstetra e administrador hospitalar e especialista em comunicação técnica e estratégica e resolução de conflitos, com mais de 40 anos de atuação na área hospitalar.

Equipe do Hospital Municipal de Itu com o Dr. Newton Tomio Miyashita. Foto SBCD.

Mais sobre a Política Nacional de Humanização

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Por meio de cursos e oficinas de formação/intervenção e a partir da discussão dos processos de trabalho, as diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH) são vivenciados e reinventados no cotidiano dos serviços de saúde. Em todo o Brasil, os trabalhadores são formados técnica e politicamente e reconhecidos como multiplicadores e apoiadores da PNH, pois são os construtores de novas realidades em saúde e poderão se tornar os futuros formadores da PNH em suas localidades.

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