A promoção de palestras, atividades práticas e dinâmicas de grupo sobre conscientização e reflexão quanto à importância da comunicação efetiva, não violenta e humanizada tem se tornado uma constante para os colaboradores do Hospital Municipal de Cubatão. Todo mês, ao menos um tema é selecionado para discussão durante encontros organizados pela Comissão de Humanização do HMC. Tal iniciativa tem o propósito de estabelecer relações saudáveis entre a equipe e contribuir para uma experiência mais positiva para todos.
Neste mês, a pauta do encontro foi o “Outubro Rosa”, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Tendo como tema “Construindo juntos na conscientização, prevenção e no cuidado do câncer de mama e do colo do útero”, o encontro contou com palestras de Andréa Aragão, chefe do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Cubatão; Dra. Claudia Prado, médica ginecologista e obstetra; e Tissiane Mestre, gerente materno infantil do HMC.
A ginecologista e obstetra Cláudia Prado considera que eventos como esse são extremamente necessários como forma de alertar sobre a importância da prevenção, algo que minimiza consideravelmente os riscos e pode até mesmo evitar a necessidade de um tratamento mais invasivo. “Através de conversas como a que tivemos aqui conseguimos transmitir informações e empoderamos as mulheres para que elas tenham mais saúde e qualidade de vida”, acredita a palestrante.
Por sua vez, Tissiane Mestre entende que essa ação amplia significativamente o trabalho de conscientização e mobilização em torno de uma pauta tão importante como a do câncer de mama e câncer do colo do útero. “É um momento em que nós conscientizamos as mulheres para a importância da prevenção e da detecção precoce da doença. São muitos casos no Brasil e no mundo, então essa corrida pela cura é primordial e um dos pilares do movimento Outubro Rosa”, declara a gerente materno infantil do HMC.
Para a chefe do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Cubatão, ter participado desse encontro foi uma oportunidade de extrema importância. “Tivemos a oportunidade de falar a respeito do funcionamento do fluxo para as mulheres que têm um resultado positivo para câncer de mama ou câncer do colo do útero. E esse alinhamento dos serviços da Atenção Primária à Saúde com as especialidades e a alta complexidade é fundamental, já que através disso conseguimos deixar o serviço mais alinhado e, assim, o impacto é superpositivo na vida de toda a população usuária dos nossos serviços”, revela Andrea Aragão.
De acordo com o presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle, ao investir nesse evento, além de proporcionar uma gama de conhecimentos ofertados pelas palestrantes, foi possível reunir representantes da Rede Básica de Saúde do Município de Cubatão e colaboradores do HMC, contribuindo assim para a promoção de uma maior interação entre os profissionais. “Identificamos desafios e propusemos estratégias para soluções de ações conjuntas, que possam ser estabelecidas para a melhoria da assistência à saúde no trabalho de rede. Encontros com esse cunho contribuem para a construção de uma relação de confiança e respeito entre a equipe, resultando em uma experiência mais humanizada e satisfatória para todos. Trata-se de uma estratégia essencial para promover cada vez mais melhorias na assistência à saúde e, também, no engajamento dos colaboradores, garantindo um atendimento de qualidade, mais empático e acolhedor” conclui.
O Hospital Municipal de Cubatão é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco através de contrato de gestão junto à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão.