SBCD

Hospital Municipal de Cubatão promove palestra voltada à segurança do paciente

20 jul 2023

Tendo como tema “Impacto do evento adverso”, apresentação faz parte do trabalho de humanização na saúde que vem sendo promovido pela direção do HMC

Palestra sobre Segurança do Paciente no Hospital Municipal de Cubatão.

O Hospital Municipal de Cubatão promoveu, em 19 de julho, uma palestra voltada à segurança do paciente tendo como tema: “Impacto do evento adverso”. A apresentação foi ministrada pelo engenheiro Francisco Cruz Lima, pai da bailarina Julia Lima, que morreu precocemente, aos 27 anos, vítima de negligência e erro médico.

Desde o ocorrido com a filha, Francisco tem trabalho de forma intensa junto a instituições médicas, a fim de mudar o comportamento de profissionais e fazer com que os pacientes sejam mais ouvidos. Por conta disso, percorre o Brasil visitando unidades de saúde e ministrando palestras, onde fala sobre a experiência vivida e como o caso poderia ter outro desfecho caso a conduta adotada pelos profissionais fosse diferente.

A promoção de eventos com este cunho vai ao encontro de uma nova filosofia de trabalho adotada pela direção do HMC, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com a Prefeitura de Cubatão. “Desde que a nova administração assumiu a gestão, execução e operacionalização do Hospital, deu-se início a um amplo trabalho de humanização na saúde, propondo um atendimento mais focado no relacionamento entre os profissionais que atuam no Serviço e os munícipes usuários do equipamento”, conclui Dr. Newton Tomio Miyashita, diretor técnico do Hospital Municipal de Cubatão.

Pular para o conteúdo