O Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva, em Cubatão, segue investindo na expansão das ações de humanização voltadas aos colaboradores da unidade. Na quinta-feira, 21 de novembro, foi realizada uma palestra tendo como tema “Humanização e segurança para o paciente e o profissional”, ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Lázaro.
De acordo com o palestrante, a iniciativa tem como objetivo estimular a empatia e fomentar ações técnicas e eficientes. “A humanização em unidades de saúde consiste no estabelecimento de relações mais próximas entre os profissionais que atuam no equipamento entre si e também com os clientes externos que são os pacientes, os acompanhantes, os visitantes e a sociedade em torno dessa família. Dentre os benefícios resultantes de uma gestão humanizada, podemos destacar o aumento de confiança dos pacientes com índices de melhores resultados nos diagnósticos e tratamentos e melhorias para a imagem institucional do equipamento e de seus colaboradores”, explica Dr. Francisco Lázaro.
Segundo Lázaro, eventos como esse fortalecem a cultura institucional da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora do Hospital por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura Municipal de Cubatão. “Esse tipo de encontro ressalta a importância da humanização, tanto para os colaboradores quanto para pacientes e acompanhantes do HMC, estimula os envolvidos no processo a diminuir o distanciamento e personalizar o atendimento, promovendo uma sensação maior de acolhimento e bem-estar”, reforça o palestrante.
A iniciativa faz parte de uma série de atividades promovidas pela Comissão de Humanização do HMC. “Trabalhamos para a construção de uma relação de confiança e respeito entre equipe e pacientes, resultando em uma experiência mais humanizada e satisfatória para todos. Ao investirmos na humanização do ambiente de trabalho, as organizações de saúde podem contar com colaboradores mais engajados, motivados e comprometidos com a qualidade do atendimento ao paciente. Quando um paciente tem uma experiência positiva durante seus cuidados de saúde, ele tende a estar mais satisfeito, confiante e disposto a colaborar com o tratamento proposto. Além disso, uma boa experiência do paciente também está associada a melhores resultados de saúde, maior adesão ao tratamento e menor taxa de reinternação”, ressalta o presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle.