Treinamento utilizou protocolo internacional de triagem START e envolveu cerca de 100 colaboradores do hospital

O Hospital Municipal Delfina Alves Barbosa, conhecido como Hospital do Povo, promoveu no dia 26 de setembro, durante a tarde, um importante treinamento para os seus profissionais. O hospital é administrado pela SBCD em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Iturama (MG).
A ação reuniu cerca de 100 colaboradores em um simulado externo de atendimento a múltiplas vítimas, com o objetivo de reforçar a segurança, agilidade e eficácia nos atendimentos emergenciais. Assegurando melhor assistência à população em situações de grande complexidade.
Como é o simulado de múltiplas vítimas?
O exercício reproduziu o cenário de um acidente com micro-ônibus. Realizado fora das dependências do hospital, em que as equipes receberam treinamento do protocolo START (Simple Triage and Rapid Treatment). Trata-se de um método internacional de triagem rápida que organiza os pacientes em quatro categorias de prioridade:
- Vermelho: crítico, necessita de tratamento imediato;
- Amarelo: grave, mas pode aguardar;
- Verde: leve, sem urgência;
- Preto/Cinza: óbito.
Assim, a ação, realizada externamente no Iturama Esporte Clube – IEC, contou com o apoio da Polícia Militar, representada pelo Ten. Bruno. Além disso, a Defesa Civil e o IEP (Instituição Educacional Pitágoras), representado pela Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, Aparecida Helena da Silva, que disponibilizou seus alunos como atores na simulação.
Enquanto isso, parte da equipe atuava no local da simulação. E a outra parte, dentro do hospital, treinava a triagem, a preparação dos ambientes para receber os pacientes e os protocolos de chegada e saída. Garantindo assim, que todos os fluxos estivessem integrados e prontos para um eventual cenário real.
Para o gerente administrativo da unidade, Danilo Siqueira Paixão, o treinamento foi fundamental para alinhar e fortalecer o preparo dos profissionais. “Este simulado foi essencial para garantir que nossa equipe esteja pronta para agir com rapidez, segurança e eficiência em situações que envolvam múltiplas vítimas. Esse tipo de capacitação traz confiança tanto para os colaboradores quanto para a população que atendemos, reforçando o compromisso do Hospital do Povo com a qualidade da assistência em saúde”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do hospital e da SBCD, em conjunto com o município, em aperfeiçoar continuamente os processos de emergência e garantir que a população de Iturama e região conte com uma rede de atendimento preparada para diferentes cenários.