SBCD

Hospital do Mocambinho integra programa Piauí Saúde Digital e passa a oferecer teleconsultas

12 set 2024

Hospital do Mocambinho passa a oferecer teleconsultas por meio do Programa Piauí Saúde Digital. Foto SBCD.

Desde o dia 2 de setembro, a Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, em Teresina, passou a oferecer aos munícipios a oportunidade de consultas através do sistema de teleatendimento, por meio do Programa Piauí Saúde Digital, uma iniciativa que permite o acesso a médicos especialistas com qualidade, rompendo a barreira geográfica e reduzindo o tempo de espera por uma consulta.

Dentre as especialidades disponibilizadas através de atendimento online podemos destacar: clínico geral, ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, psicólogo, cardiologia, endocrinologia, pediatria, nutricionista e ortopedista.

O tempo médio de espera por uma consulta médica através do programa Piauí Saúde Digital é de, no máximo, uma semana. O serviço pode ser acessado por qualquer cidadão dentro de sua própria casa. Para tal, basta entrar no site piauisaudedigital.com.br para realizar o cadastro e, em seguida, baixar gratuitamente o aplicativo Piauí Saúde Digital na Play Store (Sistema Android) ou na Apple Store (iOS). Com o App instalado é possível realizar a teleconsulta diretamente pelo celular.

“O teleatendimento é o exercício profissional mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e promoção de saúde. Durante muitos anos, discutiu-se a respeito da prática. O atendimento à distância ganhou força durante a pandemia da COVID-19 e a consequente necessidade de isolamento social. Por conta disso, esse modelo passou a ser liberado, em caráter excepcional, pelo Ministério da Saúde. Porém, desde novembro de 2022, o Senado Federal aprovou a regulamentação da teleconsulta para todos os profissionais da saúde”, explica Perla Oliveira, diretora administrativa do Hospital do Mocambinho.

De acordo com Mario Sapede, superintendente hospitalar da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) e gestor do Hospital do Mocambinho, a integração da unidade ao programa Piauí Saúde Digital é um avanço significativo, disponibilizando aos pacientes um serviço de teleconsultas que potencializa o acesso à saúde, otimiza o tempo de atendimento e reduz a necessidade de deslocamento para consultas simples. “Esse serviço já tem demonstrado grande sucesso em outras unidades geridas pela SBCD e estamos confiantes de que essa iniciativa trará os mesmos benefícios aqui no Mocambinho, promovendo um atendimento mais eficiente e acessível para a população”, afirma.

A Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho é gerida pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) através de contrato de gestão junto ao governo do Estado do Piauí, por meio da Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí).

Pular para o conteúdo