SBCD

HMC e estudantes de medicina traça Raio-X da saúde para melhorar atendimento público

1 abr 2025

Parceria entre HMC e estudantes de medicina traçam Raio-X da saúde de Cubatão. Foto: SBCD

A TV Tribuna, afiliada da TV Globo na Baixada Santista, em São Paulo, destacou em reportagem especial a atuação de estudantes de medicina de Cubatão que mapearam o perfil epidemiológico da cidade após analisar dados do SUS de 1996 a 2023.

Dessa forma, o estudo, que conta com a participação do Hospital Municipal de Cubatão, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, identificou as principais causas de morte no município. Dentre elas, estão as doenças cardiocirculatórias, câncer e complicações respiratórias.

Com isso, a parceria entre o HMC e estudantes de medicina servirá de base para políticas públicas de prevenção e tratamento. Assim, a iniciativa, destacada pelo jornal A Tribuna, revelou ainda o impacto da pandemia no aumento de óbitos por infecções.

O projeto, orientado pelo médico Evaldo Stanislau, permitiu que os universitários calculassem indicadores como mortalidade infantil e materna, além de prevalências de doenças. “Com esses dados, podemos planejar ações desde a promoção da saúde até o atendimento de alta complexidade”, explicou Stanislau. A estudante Renata Fonseca reforçou a importância da análise para entender as demandas locais e direcionar recursos de forma eficiente.

Portanto, a pesquisa não só contribui para a melhoria do atendimento na rede pública, mas também transforma a formação dos futuros médicos. “É uma chance de devolver à população um serviço de saúde mais qualificado”, afirmou o aluno Razzo Ferreira. A partir disso, as próximas etapas incluem a implementação de medidas concretas, com monitoramento de resultados, visando elevar a qualidade de vida em Cubatão.

Pular para o conteúdo