SBCD

HMC avança na gestão hospitalar com o PROADI-SUS

8 jul 2025

Unidade ganhou destaque em ranking estadual durante implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS

O Hospital Municipal de Cubatão (HMC) tem apresentado resultados concretos com a implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A iniciativa, volta-se à qualificação da gestão hospitalar. E contribui diretamente para a melhoria da assistência e a eficiência na utilização dos recursos públicos.

Com base nas diretrizes do PROADI-SUS, o HMC vem aprimorando seus processos internos e promovendo avanços significativos em setores estratégicos, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. A reestruturação desse setor impactou positivamente os indicadores de organização assistencial, além de contribuir para a redução de custos operacionais, conforme apontado em auditorias internas realizadas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), responsável pela gestão do hospital em parceria com a Prefeitura de Cubatão.

Reconhecimento por efetividade na gestão de custos

Recentemente, a equipe de custeio do hospital obteve o 3º lugar no ranking estadual de organização e efetividade. O reconhecimento reforça o comprometimento com a transparência e a qualificação do planejamento orçamentário da unidade. E com a chegada do sistema Planisa, espera-se ainda mais precisão e agilidade nos processos de análise e controle de custos. Ampliando assim, a capacidade de gestão estratégica da unidade.

Sobre o PROADI-SUS

O PROADI-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com hospitais de excelência do país, voltada ao fortalecimento institucional da rede pública de saúde. Sendo assim, um dos focos do projeto é a redução das infecções hospitalares nas UTIs. Promovendo impactos positivos tanto na qualidade do cuidado quanto no uso eficiente dos recursos públicos. A proposta inclui a formação de grupos técnicos, capacitações e o compartilhamento de boas práticas que auxiliam os serviços de saúde a avançar continuamente.

Dessa forma, a participação do HMC nesse processo representa um passo importante no fortalecimento da gestão pública em saúde. E contribui para a consolidação de uma assistência mais segura, resolutiva e alinhada aos princípios do SUS.

Pular para o conteúdo