A Caminho de Damasco expande atuação no estado e deve assumir a gestão de aproximadamente 800 leitos

Entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) trabalhou arduamente na participação de projetos para levar sua gestão à mais municípios do Piauí. Assim, como resultado de seus esforços, homologou 15 unidades de saúde no Piauí, após vencer os processos licitatórios promovidos pelo Governo do Estado local.
Portanto, a homologação do resultado representa o reconhecimento da capacidade técnica e estruturada da SBCD. Já a assunção das unidades ocorrerá conforme os prazos e exigências legais.
Com essa nova gestão, a SBCD expandirá sua presença para os municípios de Demerval Lobão, Esperantina, Luzilândia, Oeiras, Picos, Raimundo Nonato, São João do Piauí, Teresina, Uruçuí e Valença do Piauí. Ao todo, aproximadamente 800 novos leitos devem ser administrados pela instituição.
As unidades de saúde incluídas nos contratos homologados são:
- Hospitais:
- Hospital Areolino de Abreu
- Hospital João Luiz de Moraes
- Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde
- Hospital Regional Eustáquio Portela
- Hospital Regional Justino Luz
- Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros
- Hospital Regional Deolindo Couto
- Hospital Estadual Gerson Castelo Branco
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA):
- UPA Oeiras
- Centrais de Exames:
- Central de Exames Uruçuí
- Central de Exames Oeiras
- Central de Exames Raimundo Nonato
- Central de Exames Valença do Piauí
- Central de Exames Teresina

em contratos de gestão homologados.
Portanto, o processo de obtenção dos contratos pela SBCD foi conduzido com seriedade e planejamento, garantindo a participação nos certames de forma criteriosa e estruturada, sempre em conformidade com os requisitos dos editais.
Sendo assim, um dos setores responsáveis pela participação e conquista dos editais é o Departamento de Projetos, vinculado atualmente a Superintendência Jurídica da SBCD, que desempenhou um papel estratégico. Com processos bem definidos e alinhados às Superintendências e à Diretoria Corporativa, e abordagem interdisciplinar, houve o fortalecimento em cada proposta apresentada, destacando a colaboração entre os diversos setores da instituição.
No entanto, o trabalho coletivo na SBCD também é um fator essencial nesse contexto de expansão no Piauí. Ou seja, a contribuição de cada departamento, com sua expertise, é fundamental para a elaboração dos projetos e para o sucesso das iniciativas da organização, integrando as informações necessárias para elaboração de proposta.
Entenda o processo de chamamento público
1. O Governo do Estado do Piauí abre um chamamento público para a gestão de unidades de saúde.
2. A SBCD, com uma equipe multidisciplinar, analisa o edital e estrutura a sua participação.
3. O Departamento de Projetos revisa as exigências e demanda os setores envolvidos, conforme o objeto do edital.
4. É elaborado o Plano de Trabalho, seguido de uma reunião de validação (“double check”) com todos os setores da organização.
5. Após essa revisão, as pastas são finalizadas e enviadas para o processo de concorrência.
E assim, esse planejamento estruturado permite que a SBCD atue de forma eficiente e alinhada com as demandas das unidades de saúde pública, assegurando um atendimento de qualidade para a população.
Expansão no Piauí: Unidades já administradas pela SBCD
A presença da SBCD no Piauí teve início com a gestão da Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, em Teresina. Desde então, a atuação da organização se consolidou no estado com a gestão da UPA de Picos, do Novo Hospital Regional de Picos, do Centro Especializado de Reabilitação (CER) II. E mais recentemente, da Central de Diagnósticos de Picos. Sendo assim, com as novas unidades assumidas, a SBCD amplia significativamente sua contribuição para a rede pública de saúde do estado e fortalece sua atuação no Nordeste.