SBCD

Estudo conduzido pelo Hospital de Cubatão é publicado em revista de prestígio internacional

13 dez 2024

A revista é reconhecida internacionalmente por publicar artigos sobre microbiologia e doenças infecciosas. Reprodução: The Brazilian Journal of Infectious Diseases.

A revista científica The Brazilian Journal of Infectious Diseases, que divulga artigos sobre microbiologia e doenças infecciosas, publicou o trabalho intitulado “Impacto da Implementação Programa de Antimicrobianos Stewardship em Hospital Público de Médio Porte”, desenvolvido pela equipe de farmácia clínica e médicos infectologistas do Hospital Municipal de Cubatão, localizado na Baixada Santista, em São Paulo. O HMC é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de Cubatão.

O trabalho científico foi fruto da colaboração entre a farmacêutica e supervisora do HMC, Daniele Lopes, e as profissionais de farmácia clínica Amanda Morgado e Patrícia Santana, juntamente com os médicos infectologistas Ana Paula Freitas e André Cortez. O estudo compartilhou os resultados de uma pesquisa realizada no hospital, entre os meses de janeiro e abril de 2024, destacando a otimização e o uso racional de antimicrobianos.

Para a farmacêutica Patrícia Santana, a publicação do trabalho é um reconhecimento da dedicação da equipe em desenvolver um sistema que combate a resistência bacteriana no tratamento de infecções, promovendo um cuidado mais seguro e eficiente. “Além disso, essa publicação valoriza o trabalho técnico e científico realizado no hospital e incentiva outros profissionais a seguirem o mesmo caminho de melhoria contínua”, acrescenta.

Patrícia ainda ressalta a importância da implementação do sistema no SUS, visto que a resistência bacteriana é um dos maiores desafios globais na área da saúde e que, em alguns anos, não haverá antimicrobianos para tratar as infecções. “O programa auxilia na otimização dos recursos, melhora os desfechos clínicos dos pacientes e ajuda a reduzir custos com medicamentos e internações prolongadas devido a infecções resistentes. Além disso, contribui para a segurança do paciente, garantindo tratamentos mais eficazes e com menos efeitos adversos”, declara.

Por fim, a farmacêutica afirma que a publicação do estudo em uma revista de prestígio internacional comprova o quanto o hospital e a SBCD estão comprometidos em adotar políticas de saúde pública em conformidade com as diretrizes nacionais e globais. “Isso fortalece a imagem da instituição e mostra a referência em qualidade e segurança no atendimento e o impacto positivo que essas práticas podem ter na gestão hospitalar e na saúde pública como um todo”, destaca Patricia.

Pular para o conteúdo