A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) e a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) do território Santana/Jaçanã promoveram o 1º encontro de sensibilização em prevenção à sífilis. Tendo como público alvo os profissionais e gestores das unidades de saúde que atuam na região, o evento contou com a presença de aproximadamente 40 profissionais.
Também estiveram presentes representantes da Supervisão Técnica de Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde, Coordenadoria de Vigilância em Saúde e Divisão Regional de Vigilância em Saúde da Zona Norte da cidade de São Paulo.
“O evento teve como objetivo o compartilhamento de informações técnicas, troca de conhecimentos e apresentação de implantação de medidas no processo de atendimento aos casos de sífilis que trouxeram benefícios e qualidades para a assistência segura, seguindo os protocolos municipais e institucionais”, explicou o assessor técnico de vigilância da SBCD, Aurivan Lima.
Na oportunidade, foram apresentadas experiências exitosas implementadas no território e, ao final das apresentações, a banca examinadora avaliou os trabalhos, premiando três Unidades Básicas de Saúde integrantes do projeto, sendo elas: UBS Dona Mariquinha Sciáscia, UBS Jardim Apuanã e UBS Vila Albertina.
De acordo com Aurivan Lima, existe uma necessidade urgente de mudança do cenário atual, visto que, para além do indicador, são pessoas que estão sendo infectadas e que podem desenvolver complicações graves. “Por conta disso, estamos trabalhando na produção de um plano de ações que contemple desde a identificação até o monitoramento dos casos”, finaliza o assessor de Vigilância em Saúde da SBCD.