SBCD

Elogios registrados pela Ouvidoria destacam o atendimento nas UBSs administradas pela SBCD na Zona Norte

14 nov 2025

As manifestações positivas enviadas pela população à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS), reforçam o compromisso da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) com a oferta de serviços acolhedores e de qualidade nas unidades básicas de saúde (UBSs) que administra.

Ao longo do ano, diversas unidades sob gestão da instituição recebem elogios referentes ao atendimento prestado por suas equipes. E dessa forma, abrangem setores administrativos, enfermagem, saúde bucal, médicos e apoio.

Entre os destaques, a UBS Jardim Fontalis e a UBS Flor de Maio, administradas pela SBCD sob contrato de gestão com a SMS, implementaram iniciativas próprias para dar visibilidade a essas manifestações. Para isso, instalaram murais que exibem elogios validados pela Ouvidoria. Portanto, esses murais se tornaram espaços de reconhecimento e aproximação com os usuários.

Murais que reforçam transparência e valorização

Sendo assim, a iniciativa dos murais na UBS Jardim Fontalis e na UBS Flor de Maio segue uma tendência presente em diferentes instituições da rede municipal. Priorizando visibilidade às manifestações positivas e fortalecendo a participação social no SUS. E nessas unidades administradas pela SBCD, a atualização regular dos murais mostra-se um recurso efetivo para aproximar equipes e usuários.

Para Estela Santana, além de reconhecer o trabalho local, essas iniciativas representam o papel da SBCD na Zona Norte. “Agradecemos à população pela confiança e pelo reconhecimento. As equipes dessas duas unidades simbolizam o trabalho realizado em mais de 40 serviços administrados pela Caminho de Damasco nessa região da cidade”, finaliza.

Entre as mensagens recentemente divulgadas nessas unidades, estão relatos como:

“A cidadã manifestou satisfação com o atendimento no setor de cadastramento da UBS Jardim Fontalis, realizado pela profissional Dariara.”

“A cidadã elogia a profissional Elisabieta, do setor administrativo, destacando sua atenção e cordialidade.”

“O cidadão reconhece a prontidão da enfermeira Viviane, da UBS Flor de Maio.”

“A cidadã manifesta elogio à profissional Brenda, ressaltando sua atenção e bom humor.”

“O cidadão elogia o setor administrativo da UBS Jardim Fontalis pelo atendimento prestado.”

“A cidadã registra elogio à profissional Altina, destacando sua paciência e atenção.”

Esses registros compõem apenas uma parte das manifestações. Ou seja, outras unidades administradas pela SBCD na Zona Norte também acumulam elogios frequentes, incorporados aos relatórios da Rede de Ouvidorias SUS.

Sobre esse movimento, Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde da SBCD, reforça que a organização “busca diariamente assegurar acolhimento e qualidade assistencial nas unidades administradas pela Caminho de Damasco”. Ela ainda destaca que receber esse retorno da população “é um incentivo importante para a continuidade do trabalho”.

Rede de Ouvidorias SUS registra mais de 14 mil elogios em 2024

Segundo dados da Ouvidoria da SMS, somente em 2024 foram registrados 14.637 elogios. E todos checados e validados antes da divulgação. Esses reconhecimentos incluem profissionais de diversas áreas e refletem a percepção da população sobre a rede municipal.

O Dia Mundial da Gentileza, celebrado em 13 de novembro, reforça a importância desses gestos cotidianos que fortalecem vínculos. E contribuem para ambientes de cuidado mais humanos.

Ir para o conteúdo