SBCD

Doação de sangue: manter o estoque das bolsas na quantidade adequada é fundamental

19 fev 2025

Em Cubatão, o local indicado para realizar doação é o Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva

Hospital de Cubatão convida população a doar sangue. Foto SBCD.

Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas para cada 1 mil habitantes. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), regularmente os Bancos de Sangue precisam realizar campanhas de alerta para que a população se conscientize sobre a importância desse gesto na saúde coletiva e, consequentemente, resulte no aumento das doações para regulação dos estoques, que frequentemente registram números abaixo do adequado.

Em Cubatão, o local indicado para realizar doação é o Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva, localizado na Avenida Henry Borden, s/n. O serviço de coleta ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e os interessados têm a vantagem de poder agendar horário através do telefone: (13) 3512-7810.

A doação é 100% voluntária, num ato de solidariedade que ajuda a salvar muitas vidas, já que não existe substituição para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações, tais como nos atendimentos de urgências, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com diversas doenças.

Quem pode doar?

No Brasil, pessoas de 16 a 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima admitida é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. E o intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. Cada doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas!

Pular para o conteúdo