Celebrada nesta quinta-feira, 22 de maio, a data simboliza manifestação de carinho, afeto e amizade

O enlace coletivo ao redor do HMC, promovido nesta quinta-feira, 22 de maio – Dia do Abraço. E ele representa uma demonstração de apoio mútuo entre os profissionais que atuam na Unidade. Respeitando as diferenças, valorizando as relações interpessoais e compartilhando laços de afeto.
O Dia do Abraço surgiu a partir da iniciativa do australiano Juan Mann, que criou a campanha ‘Free Hugs Campaign’, em 2004. Com o simples intuito de distribuir abraços pelas ruas para pessoas desconhecidas com o objetivo de conectá-las.
A partir de então, o movimento chamou a atenção do mundo todo e o Dia do Abraço passou a integrar o calendário de comemorações de inúmeros países, inclusive do Brasil.
No Hospital Municipal de Cubatão, a iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Comissão de Humanização, que vem atuando fortemente num trabalho de comunicação efetiva não violenta e humanizada. Tanto junto aos colaboradores, quanto pacientes, acompanhantes e público em geral.
Sendo assim, trata-se de uma iniciativa relevante no sentido de promover uma maior ligação entre o profissional da saúde com a instituição hospitalar. E dessa forma, gera um melhor senso de equipe entre os profissionais e reforçando sua importância no cuidado e acolhimento aos pacientes e seus familiares.
O Hospital Municipal de Cubatão é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Cubatão.