SBCD

Delegação internacional visita unidades de Saúde da Prefeitura e do Estado de São Paulo geridas pela SBCD

29 maio 2024

URSI Santana/Jaçanã, Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Santana, UBS Dona Mariquinha Sciascia e AME CRI Norte receberam comitiva com aproximadamente 20 pessoas provenientes da Colômbia, Chile, Peru e Uruguai

Unidades administradas pela SBCD foram visitadas por comitiva com aproximadamente 20 pessoas provenientes da Colômbia, Chile, Peru e Uruguai. Foto SBCD

Cerca de 20 profissionais estrangeiros que atuam na área da Saúde em seus respectivos países visitaram o Brasil com o propósito de conhecerem diferentes estruturas e serviços promovidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo esteve na Unidade de Referência em Saúde do Idoso (URSI) Santana/Jaçanã, no Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Santana, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Mariquinha Sciascia e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte da cidade de São Paulo.

Os visitantes são oriundos da Colômbia, Chile, Peru e Uruguai e, durante a visita às Unidades de Saúde referidas, presenciaram apresentações da Secretaria Municipal de Saúde, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, da Supervisão Técnica de Saúde Santana/Tucuruvi/Jaçanã/Tremembé, URSI Santana/Jaçanã, PAI Santana, UBS Dona Mariquinha Sciascia e do AME CRI Norte a respeito dos trabalhos realizados pela Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (RASPI). “Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Banco Mundial na América Latina que busca fomentar e socializar modelos de atenção a multimorbidades e às pessoas idosas. Para tal, foram visitados diversos serviços em diferentes países, todos selecionados por sua excelência”, explicou Yeda Duarte, da Faculdade de Saúde Pública da USP e representante do Banco Mundial no Brasil para o projeto.

Segundo Thabata Cruz, gerente da URSI Santana/Jaçanã, a delegação tem como propósito estudar a coordenação de cuidados para condições crônicas. “Esse encontro foi muito importante para o território devido à troca de experiências e vivências obtidas graças a essa articulação internacional, além do reconhecimento e da valorização que o nosso trabalho obteve ao longo dos últimos anos no que diz respeito à saúde do idoso”.

A comitiva também visitou o AME CRI Norte, em São Paulo. Foto SBCD.

Bruna Matos Garcias, enfermeira RT da UBS Dona Mariquinha Sciascia, acredita que “a visita da delegação estrangeira foi um excelente momento para trocas de experiências, onde foi possível demonstrar as ações promovidas junto aos idosos atendidos na unidade através do trabalho realizado pela Atenção Primária, num momento valioso para todos os participantes”.

“É de grande relevância essa visita que estamos fazendo para conhecermos a Saúde Pública de São Paulo. Trata-se de uma experiência e um aprendizado de extrema utilidade para podermos replicar em nossos países”, declarou Carolina Gonzáles Bruna, diretora de Atenção Primária do Serviço de Saúde do Chile.

Ana Paula Maeda, gerente assistencial do AME CRI Norte, disse ser sempre uma honra poder apresentar o trabalho realizado na Unidade a outros profissionais. “Sentimo-nos muito lisonjeados por termos sido reconhecidos como referência e indicados para tal apresentação a um grupo tão seleto”, finalizou.

As unidades visitadas são administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contratos de gestão. No caso da URSI, do PAI e da UBS, junto à prefeitura do município de São Paulo e, quanto ao AME CRI Norte, junto à Secretaria de Estado da Saúde.

As unidades administradas pela SBCD é realizada por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo. Foto SBCD.
Pular para o conteúdo