SBCD

Cubatão recebe “1º Simpósio SBCD – A era da SUStentabilidade e “2ª Mostra de Experiências Exitosas”

18 nov 2025

Desenvolvido pela equipe de Educação Corporativa da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), o “1º Simpósio SBCD – A era da SUStentabilidade e a 2ª Mostra de Experiências Exitosas” aconteceram em 12 de novembro no Bloco Cultural, no paço municipal de Cubatão. “O propósito desse evento é gerar um maior engajamento dos nossos colaboradores no desenvolvimento da produção científica. Contribuindo para melhorias na qualidade e performance dos serviços, resultando assim num melhor atendimento à população”, explica o presidente da SBCD, Dr. Luis Antonio Picerni Herce.

O evento contou com uma aula magna, ministrada pelo Coordenador em Epidemiologia da SBCD, Prof. Dr. Edigê Felipe de Sousa Santos. Ele abordou o tema: Saúde Pública baseada em dados epidemiológicos e informação. “Os serviços de saúde que o SUS presta são capazes de reduzir o impacto da desigualdade socioeconômica na saúde, à medida em que consiga prestar serviços de boa cobertura e qualidade. Atendendo especialmente os segmentos mais vulneráveis e desenvolvendo atividades que promovam práticas saudáveis”, afirma Edigê Felipe.

abertura e palestras no 1º Simpósio SBCD em cubatão

Na sequência, foi a vez dos presentes assistirem à palestra “Sustentabilidade e Território: Médico de Família como ferramenta de cuidado”. Responsável pela palestra, Dr. Walter Titz Leite Neto, médico que atua na Unidade de Saúde da Família do CAIC/Vila Esperança, ressaltou a importância do evento. “Ele serviu para apresentar a todos o desenvolvimento do Serviço de Saúde em Cubatão. Compartilhando as experiências entre as equipes. E tornar tudo isso visível aos trabalhadores das Unidades tem uma importância enorme. Pois legitima o trabalho feito e mostra o cenário atual dos nossos serviços. Especialmente na Atenção Primária, que hoje está em primeiro lugar dentre as cidades da baixada santista. Colocar o evento no Bloco Cultural demonstra também a relevância que ele ganhou, um evento ao longo de todo o dia, em um espaço maior e mais bem estruturado. Ou seja, um encontro científico muito importante e uma oportunidade de congraçamento entre todos os participantes”, declara Dr. Walter Titz Leite Neto.

Em seguida, os dois palestrantes se juntaram à gerente assistencial da SBCD em Cubatão, Silvia Urbaniski; à coordenadora médica Gabriela Gomide e à enfermeira apoiadora da Atenção Primária, Lívia Aparecida Taraban, para uma mesa redonda a fim de debater os temas levantados nas apresentações realizadas. “O evento foi uma oportunidade valiosa para refletir sobre práticas sustentáveis na saúde e fortalecer a troca de experiências entre profissionais da Atenção Primária e da Rede Hospitalar. A mesa promoveu um debate qualificado sobre os desafios e avanços no cuidado em saúde e a Mostra evidenciou o protagonismo das equipes locais na construção de soluções inovadoras. Foi um momento de reconhecimento, aprendizado coletivo e valorização do território”, defende Silvia Urbaniski.

Atenção Primária à Saúde e Rede Hospitalar apresentaram projetos na 2ª Mostra de Experiências Exitosas

Após intervalo para o almoço, os trabalhos foram retomados com a 2ª Mostra de Experiências Exitosas. Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Rede Hospitalar apresentaram projetos realizados nas áreas de Gestão Climática, Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental – Álcool e outras Drogas, Promoção em Saúde e Práticas Integrativas. “Mais um momento importante para a Caminho de Damasco. Necessário enaltecer os participantes pelos trabalhos apresentados, reforçar a parceria com a prefeitura e Secretaria de Saúde, o apoio dos vereadores e do Conselho de Saúde. Com esse trabalho em conjunto Cubatão vem se destacando na prestação dos serviços de Saúde, com profissionais capacitados e investindo em qualidade e melhorias”, revela o diretor da SBCD, Johnny Kleber da Silva.

No total, 48 trabalhos foram apresentados pela Mostra de Experiências Exitosas, oito no auditório e os outros 40 nos totens disponibilizados pela organização do evento. “Os colaboradores que hoje trabalham na Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, prestando serviços em Cubatão, têm a possibilidade de apresentar, diante da gestão, trabalhos que desenvolvam projetos em saúde dentro do município, trazendo soluções práticas e eficientes aos usuários do Serviço”, detalha Marcio Amorim, Secretário Municipal da Saúde de Cubatão.

Reconhecimento pela relevância dos trabalhos

Dr. Mario Sapede, superintendente hospitalar da SBCD, ressaltou a qualidade dos trabalhos que participaram da Mostra de Experiências Exitosas. “Não posso deixar de ressaltar os trabalhos apresentados pelo Hospital Municipal de Cubatão. Em especial o trabalho da equipe de farmácia, que apontou a nossa responsabilidade com o recurso público, demonstrando que, com capacidade técnica e trabalho em equipe, conseguimos otimizar recursos, economia de insumos e sustentabilidade, resultando em uma maior qualidade e uma maior segurança para o paciente atendido. Fica comprovado que, quando você tem equipe técnica e apoio comprometidos, é possível entregar mais e melhor com uma eficiência de recursos. Aproveito para falar também sobre o trabalho em conjunto da rede de Atenção Primária com a pasta hospitalar, integrando os cuidados de amamentação desde o nascimento até os dois primeiros anos da criança. Muito orgulhoso por todas as apresentações, parabenizo todos que participaram pelos trabalhos realizados”, destaca.

educação e pesquisa a favor da saúde

Por sua vez, Dr. Angelo Antonio Picolo, membro da diretoria jurídica da SBCD, atestou o empenho dos profissionais que participaram da iniciativa. “Importante parabenizar todos os participantes, tanto da Atenção Primária quanto da Rede Hospitalar. Um evento como esse mostra que estamos no caminho certo. Chegar aqui e encontrar esse tipo de resultado nos deixa realizado. É muito importante que todos aqueles que fazem parte da SBCD tenham conhecimento desse trabalho que vem sendo realizado em Cubatão. Algumas das ideias que encontramos aqui podem ser replicadas em outras localidades onde atuamos. Por fim, ressaltar que é uma imensa satisfação constatar que os profissionais da ponta estão tão interessados e preocupados em contribuir com melhorias para os nossos clientes, que são os usuários do Sistema Único de Saúde, isso me deixa muito orgulhoso”, conclui Dr. Angelo Antonio Picolo.

“Cubatão foi pioneiro nesse movimento de ensino e pesquisa desenvolvido pela SBCD. A partir da 1ª Mostra de Experiências Exitosas, realizada no ano passado no município, é que avançamos no projeto do Simpósio. Termos hoje um evento de grande porte está diretamente relacionado ao bom trabalho e aos resultados obtidos pela Atenção Primária, que podem ser comprovados pelas mudanças nos indicadores, impulsionando o município a um lugar de destaque perante os demais da Baixada Santista. Vale ressaltar, ainda, as bem-sucedidas parcerias firmadas pelo contrato organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), que possibilitaram uma forte integração entre o sistema de saúde e as instituições de ensino de Cubatão, alinhando a formação dos profissionais de saúde com as necessidades locais da comunidade”, finaliza Thaís Pola Baptista Coelho, líder da equipe de Educação Corporativa da SBCD.

Acessar o conteúdo