Com 366,6 pontos, a cidade teve o melhor desempenho em APS da Baixada Santista
Cubatão foi reconhecida como a cidade de melhor desempenho em Atenção Primária à Saúde (APS) na Baixada Santista, segundo o Ministério da Saúde. No segundo quadrimestre de 2024, de maio a agosto, o município alcançou 366,67 pontos, superando Santos, que obteve 354,10.
Ambas as cidades se destacaram na faixa verde, com Índice Sintético Final (ISF) de 7,59 para Cubatão e 7,54 para Santos. O ranking pode ser consultado em https://esusfeedback.com.br/previne-brasil/regional.
Faixas de Desempenho
O ISF é dividido em quatro faixas: vermelho (menor que 4.0), amarelo (entre 4.0 e 6.9), verde (entre 7.0 e 9.0) e azul (acima de 9.0), sendo composto por sete indicadores. Entre os critérios avaliados estão consultas de pré-natal, atendimentos odontológicos a gestantes, proporção de exames de HIV/sífilis em gestantes e índices de vacinação infantil.
Resultados de Vacinação e Assistência a Gestantes
A cobertura vacinal infantil atingiu 87% neste período, acima dos 83% registrados anteriormente, abrangendo vacinas essenciais, como poliomielite e difteria. A meta para o próximo quadrimestre é avançar para a faixa azul, com cobertura mínima de 95%.
Já nos índices de assistência a gestantes, Cubatão alcançou a faixa azul em consultas de pré-natal (47%) e atendimentos odontológicos (60%), superando os 53% do período anterior. Exames de HIV/sífilis em gestantes subiram de 44% para 48%, mantendo-se na faixa verde.
Além das conquistas em vacinação e assistência a gestantes, Cubatão também apresentou evolução nos índices de citopatologia, hipertensão e diabetes. O percentual de exames citopatológicos aumentou para 16%, o de hipertensos com pressão aferida foi para 33%, e o de diabéticos com hemoglobina glicada chegou a 12%, uma melhora significativa desde o primeiro quadrimestre de 2023, quando estava em 3%.
Gestão e Ações Estratégicas
A APS de Cubatão é gerida pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Prefeitura de Cubatão e a Secretaria Municipal de Saúde desde 2017. Em 2023, as instituições lançaram um Plano de Ação voltado para melhorar os indicadores da APS, que estavam na faixa laranja e vermelha.
As ações envolveram a ampliação das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), chegando a 37 equipes, e a criação do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), que reúne ginecologistas, pediatras e especialistas para orientar e apoiar as unidades de saúde em estratégias que atendam as metas do plano.
Para o gerente médico da SBCD, Dr. Fábio Pampolha, a posição no ranking reflete o esforço de mais de 330 profissionais dedicados ao sistema de saúde local. “Estamos avançando e não vamos parar por aqui. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a saúde dos munícipes”, afirma.
Atenção Primária à Saúde (APS)
A APS é o ponto inicial de contato entre a população e o sistema de saúde, abordando desde questões preventivas até o acompanhamento de doenças crônicas. Além disso, a APS tem um papel fundamental na promoção, prevenção e coordenação de cuidados médicos para cada munícipe.
Atualmente, Cubatão conta com 18 Unidades de Saúde da Família (USF), 1 Serviço de Especialidades Odontológicas (SEO), 1 Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (SAISMI), 1 Serviço de Atenção Integral à Saúde do Idoso (SAISI), 1 Serviço de Especialidades Pediátricas (SEP), 1 Ambulatório de Saúde Mental, 3 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e 1 Policlínica.
De acordo com Márcio Oliveira, secretário de Saúde em exercício, O atendimento de qualidade na APS é fundamental para a promoção e prevenção em Saúde do território. “Desde que a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão iniciou o fortalecimento da APS, resultando no atual contrato firmado em abril de 2023 com a SBCD, podemos observar o reflexo do investimento, que é a melhora em todos os indicadores que norteiam a Saúde Pública”, finaliza o secretário.