SBCD

Coral da URSI Santana Jaçanã promove estimulação cognitiva e fortalece vínculos

26 ago 2025

Vozes da Sabedoria: Coral da Unidade de Referência à Saúde do Idoso tem, entre seus principais propósitos, estimular o prolongamento da independência e o envelhecimento saudável

Vozes da Sabedoria, o coral da URSI Santana Jaçanã. Foto: SBCD

A Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Santana/Jaçanã, localizada na Zona Norte da cidade de São Paulo, é um equipamento de saúde do nível secundário da Atenção Primária à Saúde. Assim, ele conta com uma equipe multidisciplinar especializada para oferecer cuidado integral a pessoas idosas com fragilidade e condições de maior complexidade. E dessa forma, atua em casos individuais e coletivos para promover o prolongamento da independência e o envelhecimento saudável.

Administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal da Saúde, a URSI Santana/Jaçanã desenvolveu, há aproximadamente um ano, o coral “Vozes da Sabedoria”, para pacientes frequentadores do equipamento.

Em torno de 15 a 20 pessoas participam do grupo, que se reúne semanalmente para a prática do canto. “Essa atividade resulta em diversos benefícios motivacionais, tais como a estimulação cognitiva, a ampliação do convívio social e o fortalecimento de vínculos afetivos”, afirma Izaque Almerindo, psicólogo da URSI Santana Jaçanã e idealizador do coral.

Vozes da Sabedoria: O Coral da URSI Santana Jaçanã

Profissionais da equipe acompanham o grupo. Como por exemplo, a fonoaudióloga Simara Munhoz, responsável pela preparação vocal, aquecimento e treino de respiração, evitando assim o risco de lesão nas cordas vocais. Além disso, o coral conta ainda com a inclusão de instrumentos musicais, um violão e uma zabumba, que incrementam as músicas interpretadas pelos participantes.

A farmacêutica Karine Veloso Perez, desenvolveu uma articulação para além dos pacientes que frequentam regularmente a URSI. Sendo assim, uma vez por mês o coral também recebe moradores de uma instituição de longa permanência localizada no território. “Os integrantes do coral, pacientes e equipe da URSI, vão até o local e realizam a atividade com os moradores da instituição”, complementa Izaque. O coral é aberto a todos com interesse em participar. E ocorre toda sexta-feira, às 15 horas, na URSI Santana Jaçanã, localizada na rua José Vicente, 79 – Tremembé (SP).


Ir para o conteúdo