SBCD

Complexo de Saúde Mental de Cubatão: atividades avançam

4 jun 2024

Uma das áreas de recreação do CAPSij. Foto SBCD.

O complexo de Saúde Mental de Cubatão, inaugurado em maio pela Prefeitura de Cubatão e administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), tem realizado uma série de atividades a partir da nova estrutura, que reúne o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatório em Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij), novidade na área.

No último dia 29, médicos e médicas da Atenção Primária à Saúde, que atuam nas unidades espalhadas pelos bairros, participaram de um encontro sobre Saúde Mental nos territórios com coordenação do médico Juliano Frigero. Debateram formas de discutir e identificar fatores de risco e de promoção da Saúde Mental em cada área de trabalho das equipes. Enquanto os doutores discutiam estratégias, uma turma de usuários do CAPS encerrou a programação em comemoração ao mês da luta antimanicomial com um passeio pelo Orquidário e pelo Quebra-Mar, em Santos, com acompanhamento da equipe técnica da unidade.

Ambulatório de Saúde Mental de Cubatão. Foto SBCD.

INFANTIL

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, montado para atender uma crescente demanda de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e adoecimento mental, já tem justificado sua criação. Nas duas primeiras semanas de atividade, foram realizados 5 acolhimentos de famílias, dos quais três foram de pessoas que se dirigiram diretamente ao local. Outras duas famílias estão sendo atendidas por meio de encaminhamentos da rede, graças ao entrosamento que tem sido difundido entre toda a Secretaria de Saúde, a exemplo do Serviço de Especialidades Pediátricas (SEP), mas também demais secretárias como a de Educação e Assistência Social, tendo como foco a criação de vínculos como forma de promoção da Saúde Mental.

Ambulatório em Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij). Foto SBCD.

O COMPLEXO

Cada prédio tem uma cor diferente: azul (Ambulatório), verde (Caps Adulto) e laranja (Caps Infantil). Este últimoa ainda conta com brinquedoteca e salas para atividades internas. A execução da obra foi custeada pela empresa Cesari em parceria com a Prefeitura de Cubatão, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Mais do que estrutura física, o complexo foi planejado para ampliar a qualidade do atendimento em Saúde Mental no município. Conforme o psicólogo Mohamad Ali Abdul Rahim, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), a eficácia do serviço está atrelada ao trabalho em conjunto com as áreas de Educação, Esportes, Assistência Social e toda política pública de forma transversal: “O Caps, para que possa funcionar, tem que extrapolar essas paredes e se articular com as demais políticas públicas”.

SAÚDE MENTAL EM CUBATÃO

O complexo é fruto de toda uma reorganização dos processos de trabalho no setor, inclusive com a contratação de novos profissionais e a articulação em de rede com vários setores Serviço Público e da sociedade para discussão de casos e desenvolvimento de ações conjuntas, inclusive com uma parceria com o campus da Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além da gestão dos serviços pela SBCD, por meio de contrato junto à Secretaria de Saúde de Cubatão.

Resultado dessa experiência é o Programa Intersetorial de Saúde Mental, que reúne de forma inovadora técnicos das políticas de Saúde, Assistência Social e Educação para promover ações de promoção e prevenção em Saúde Mental na infância e adolescência. As unidades da Secretaria de Assistência Social, conhecidas como Centro de Referência da Assistência Social, contam com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, um espaço para atividades grupais que oferece a oportunidade de promover a aproximação e intensificação dos vínculos afetivos e comunitários, além do senso de pertencimento, fatores de proteção em Saúde Mental.

A Secretaria de Educação, por sua vez, tem treinado educadores e implantado serviços e apoio para projetos de Saúde Mental, e planeja um programa contra o bullying. É todo um processo de reestruturação e reorganização com que a administração municipal mobiliza diferentes setores para oferecer à população cuidados em Saúde Mental em diferentes níveis, com enfoque na prevenção e no cuidado.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Foto SBCD.

Texto por Prefeitura de Cubatão

Pular para o conteúdo