SBCD

Combate à Tuberculose ganha força em Cubatão

15 fev 2025

Unidades de Cubatão intensificam o combate à tuberculose. Foto: SBCD

Unidades de saúde de Cubatão recebem o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE) desde a última segunda-feira (17) para intensificar a busca ativa de casos de tuberculose. 

Até 31 de março, as equipes visitarão 24 unidades, incluindo as unidades geridas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, uma vez que a busca ativa é a principal medida indicada pelo Estado para a descoberta da doença ainda em estágio inicial. Sendo assim, os profissionais técnicos de enfermagem do SVE estarão à disposição nas unidades de Saúde, descritas abaixo, entre 13 e 16 horas para a coleta de amostras de escarro. É necessário apresentar RG, Cartão SUS e CPF para colher amostra.

Após a coleta, caso haja pacientes com resultado positivo, eles serão convocados posteriormente pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica por telefone, para início do tratamento. E aqueles com resultado negativo, porém com sintomas, serão convocados para a elucidação do diagnóstico.

A medida ocorre nesta época devido ao dia mundial de combate à doença, em 25 de março. Apesar da intensificação na busca ativa e dos programas de conscientização, os casos da doença cresceram nos últimos anos. E por isso, a SBCD em parceria com a prefeitura do município estão engajados em ajudar a reverter esse quadro. Em 2025, até o meio deste mês de fevereiro foram diagnosticados 25 casos de tuberculose em Cubatão.

Mesmo fora deste período de intensificação, a coleta de amostras faz parte da rotina das unidades de Saúde geridas pela SBCD. Além disso, também são realizadas diretamente no SVE às segundas, quartas e quintas-feiras, na Rua Dom Pedro I, 104.

Sintomas

Os sintomas da tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Em adultos, o sintoma mais frequente da tuberculose pulmonar é a tosse. O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses, e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. 

Como se prevenir?

Para prevenir a doença, é importante identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para início imediato do tratamento. Reduzindo assim, as chances de contaminação do ar e evitando a transmissão do bacilo para outras pessoas.

A tuberculose também está ligada às condições de vida em moradias precárias e à maior dificuldade desses grupos em conseguir o atendimento adequado. Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com BCG e a prevenção com remédio, indicada para pessoas que não estão doentes, mas que apresentam um grande risco de adoecer. Em Cubatão, a vacina BCG é aplicada ao recém-nascido já na maternidade e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença nas crianças.


Confira o calendário:

17/2 – Cota 200
18/2 – Cota 95
19/2 – Pilões
20/2 – Água Fria
21/2 – Vale Verde
24/2 – Morro do Índio
25/2 – Vila Esperança CAIC
26/2 – Vila Natal
27/2 – Mario Covas
7/3 – Jardim 31 de Março
10/3 – Vila Nova
11/3 – Vila São José
12/3 – Vila dos Pescadores
13/3 – Jardim Casqueiro
14/3 – Jardim Nova República (Bolsão 8)
17/3 – Ilha Caraguatá
18/3 – CSU
19/3 – Área 5
20/3 – Centro Integrado de Saúde (Policlínica)
21/3 – Serviço de Saúde Integral à Saúde do Idoso (SAISI)
24 e 25/3 – Centro POP
26/3 – Instituições de Longa Permanência para Idosos
27/3 – Polo industrial
28 e 31/3 – CAPS
Pular para o conteúdo