USF Cota 200 recebeu pacientes para uma manhã de atividades em celebração ao Outubro Rosa. (Foto: Divulgação)
Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde da Família (USF) de Cubatão se mobilizaram para levar informações e atendimento para cada região da cidade. Com diversas ações, o objetivo foi reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.
Mutirão de exames
Nos dias 12, 19 e 26 de outubro, a cidade recebeu o Mutirão Outubro Rosa, nas USF Vila Esperança/CAIC, USF Jd. Casqueiro e USF. Jd. Nova República/Bolsão 8. Ao todo, foram realizados 127 exames de preventivos.
Entre uma das tantas pacientes atendidas, estava Maria Tereza Araújo, de 57 anos, que reside em Viçosa – CE, mas estava passando as férias em Cubatão. “Eu sempre venho para Cubatão visitar os familiares que tenho aqui e toda vez guardo um tempinho para cuidar da saúde”, conta Maria.
A paciente ainda afirma que certos exames são mais fáceis de conseguir fazer em Cubatão. “Eu aproveitei o Mutirão, mas também outras especialidades, volto para casa com tudo pronto e lá é só consultar o médico”, explicou.
Outras ações
As demais unidades também realizaram atividades e ações. Durante todo o mês, o Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (SAISMI) ofereceu orientação durante as consultas.
Entre as unidades que realizaram palestras, estão as USF do Pilões, que foi no dia 09 e a Vila São José no dia 10 e Vila Natal no dia 11 de outubro. No dia 15, a palestra aconteceu na USF 31 de março e no dia 17, foi a vez da Vila dos Pescadores.
No dia 18, as palestras aconteceram nas USF Vila Nova e Água Fria. A USF Mário Covas recebeu as pacientes para um bate papo no dia 21 e a Jd. Nova República/Bolsão 8, no dia 24. Por fim, no dia 25, as reuniões aconteceram nas unidades da Cota 95 e Área 5.
Outras atividades, como dinâmicas em grupo e caminhadas, também foram realizadas. As USFs Ilha Caraguatá e Jardim Casqueiro juntaram uma turma e caminharam nos dias 9 e 15 de outubro, respectivamente.
A unidade do Vale Verde também celebrou o Outubro Rosa de maneira diferenciada. As pacientes da USF, além de participarem da palestra, puderam desfrutar de um workshop de maquiagem, que teve como objetivo promover a autoestima das mulheres.
Para a Supervisora Assistencial, Ariane Alves, o mais importante é que o Outubro Rosa em Cubatão fortaleça a rede de apoio às mulheres e consiga promover saúde e bem-estar. “Fizemos uma programação diversificada, em busca de oferecer serviços de saúde, mas também mostrar para as mulheres que existe um espaço de diálogo e empoderamento em cada unidade de saúde”, finaliza Ariane.