Profissionais que atuam no Hospital Municipal e na UPA 24 horas de Itu assistiram a uma palestra referente à segurança do paciente. Tendo como tema: “Amor acima de tudo – Segurança do Paciente”, a apresentação foi ministrada pelo engenheiro Francisco Cruz Lima, pai da bailarina Julia Lima, que morreu precocemente, aos 27 anos, vítima de negligência e erro médico.
Desde o ocorrido com a filha, Chico Lima e a esposa, Sandra, têm se dedicado a contar toda a história que levou à morte da filha. “Infelizmente, o evento adverso catastrófico faz parte da realidade dentro das unidades de saúde. Tentamos sensibilizar o máximo de profissionais possível, pois não queremos que outras famílias passem pelo que a nossa passou e, principalmente, que os pacientes não sofram tanto quanto a nossa filha sofreu”, relata o palestrante.
Por conta disso, o casal trabalha de forma intensa junto a unidades médicas espalhadas por todo o país. “Nosso intuito é o de mudar o comportamento de profissionais e fazer com que os pacientes sejam mais ouvidos, mostrando principalmente como o caso envolvendo a Julia poderia ter outro desfecho, desde que a conduta adotada fosse diferente”, explica Chico Lima.
Tal iniciativa faz parte do trabalho de humanização que vem sendo promovido pela direção da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora das duas unidades de Saúde, através de contrato de gestão junto à Prefeitura da Estância Turística de Itu. “A promoção de eventos com este cunho vai ao encontro de uma nova filosofia de trabalho adotada pela direção da SBCD.
Esse tipo de ação fortalece nossa cultura institucional e ressalta a importância da humanização, tanto para os colaboradores quanto para pacientes e acompanhantes, afinal, dessa forma valorizamos nossos clientes, os trabalhadores e gestores envolvidos no processo de produção da saúde”, conclui o Coordenador Corporativo de Humanização da SBCD, Dr. Newton Tomio Miyashita.