O Hospital Municipal Dr. Emílio Chierighini, em Itu, registrou em março deste ano um aumento significativo na quantidade de procedimentos cirúrgicos em comparação ao mês anterior. Para promover a realização de maior quantidade de procedimentos, o Centro Cirúrgico do Hospital passou a funcionar diariamente até às 22h (anteriormente funcionava de segunda-feira a sábado até às 19h). Como resultado da medida, foram realizados, por exemplo, 62 procedimentos de cirurgia obstétrica, dentre os quais 38 laqueaduras (24 delas ao longo de três mutirões realizados aos domingos) e 58 procedimentos de cirurgia geral, além de 30 procedimentos não cirúrgicos (englobando sete biópsias de próstata, 10 tomografias com sedação e uma endoscopia com sedação).
Recentemente, durante a realização de cirurgias oftalmológicas e vasculares, o equipamento foi visitado pelo prefeito de Itu, Guilherme Gazzola; pela Secretária Municipal de Saúde, Janaína Guerino; e pelo Secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Gilmar Dias Pereira. Eles foram recepcionados pelo gerente médico da SBCD, Dr. Brás Henrique Vieira Alves e pelo diretor Técnico e Administrativo do HMI, Dr. Vinícius Andriolo.
Na oportunidade, o diretor do hospital detalhou o funcionamento dos atendimentos e o cronograma de procedimentos cirúrgicos realizados no equipamento. No HMI são feitas cirurgias nas seguintes especialidades: cabeça e pescoço, geral, pediátrica, plástica, torácica, coloproctologia, endoscopia com sedação, ginecologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, uroginecológica, urologia e vascular. Também, no último mês de março, foram realizadas 93 cirurgias oftalmológicas, 51 vasculares, 35 pediátricas, entre outras.
Ainda na primeira quinzena de abril, os números de cirurgias realizadas seguem sendo expressivos. Foram registradas, entre os dias 1º e 15 do mês, 92 cirurgias oftalmológicas e 34 ginecológicas, entre outras especialidades. Além da realização de cirurgias, o Hospital Municipal dispõe de 24 leitos de internação e oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A administração do equipamento é de responsabilidade da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contrato de gestão firmado junto à Prefeitura do Município de Itu.