Unidade administrada pela SBCD em parceria com a Prefeitura de São Paulo se consolida como referência em saúde bucal na zona norte, ampliando o acesso e a qualidade dos cuidados odontológicos

Desde que iniciou suas atividades, em junho de 2024, o Centro de Cuidados Odontológicos (CCO Norte) vem consolidando sua importância para a rede pública de saúde bucal da capital paulista. Administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde, o CCO completa um ano e já realizou mais de 317 mil procedimentos, apenas em seu primeiro ano de funcionamento.
Sendo assim, a unidade oferta atendimentos de segunda a sexta, das 7h às 22h, e aos sábados até as 19h. E conta com 20 consultórios odontológicos completos, divididos igualmente entre atenção básica e especialidades. Portanto, reúne uma equipe de 178 profissionais composta por 60 dentistas, 78 auxiliares de saúde bucal, 29 administrativos se 14 da farmácia.
“Oferecemos no CCO atendimento resolutivo e humanizado. Dessa forma, a oferta de um número elevado de vagas para atendimento nas especialidades resulta na redução do tempo de espera dos usuários que ganham em qualidade de vida. Portanto, o uso de tecnologias como laser, TENS e radiografia digital oferecem conforto e agilidade aos atendimentos” afirma Ana Carolina do Valle M. Leite, coordenadora de Saúde Bucal da SBCD.
cco completa um ano com atendimento ampliado e focado na zona norte
Apesar do serviço atender majoritariamente moradores da própria zona norte, ele também recebe pacientes encaminhados de todas as regiões de São Paulo. Para isso, os pacientes devem agendar seus atendimentos por meio do sistema SIGA, que permite que as UBSs visualizem as vagas disponíveis.
Para Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde da SBCD, “o CCO Norte representa um modelo de atenção integral e qualificada, com foco na ampliação do acesso e no acolhimento. Ou seja, trata-se de um exemplo de como parcerias entre poder público e organizações sociais podem entregar serviços de excelência”.
Principais números do primeiro ano de atividades:
- 317.123 procedimentos realizados, média de 1.039 por dia.
- 67.496 consultas realizadas, sendo:
- 34.331 de atenção básica;
- 33.165 de atenção especializada;
Especialidades com destaque:
- Dor Orofacial:
- 2.050 consultas;
- 230 placas de mordida instaladas;
- 727 sessões de TENS;
- 2.947 terapias a laser.
- Cirurgia Oral Menor:
- 9.759 procedimentos;
- 4.045 exodontias de dentes inclusos ou impactados.
- Endodontia:
- 6.850 tratamentos completos;
- 4.180 acessos à polpa dentária.
- Prótese Dentária:
- 2.051 próteses entregues;
- 478 fixas;
- 692 totais;
- 881 parciais removíveis.
- Na atenção básica:
- 20.014 restaurações;
- 35.395 ações de profilaxia oral (raspagem supraradicular e profilaxia);
- 33.769 orientações educativas (higiene bucal, uso correto de próteses e alívio de dor).
Tecnologia e humanização lado a lado
Sendo assim, um dos diferenciais do serviço é o uso de tecnologia no tratamento da dor orofacial, uma especialidade com poucos profissionais na rede municipal. Além disso, uso de placas de mordida, TENS e laserterapia também proporciona melhora significativa de quadros crônicos, promovendo bem-estar e alívio aos pacientes.
Além dos procedimentos técnicos, o CCO Norte também atua na educação em saúde bucal, com milhares de orientações sobre higiene, uso de próteses e cuidados diários. E dessa forma, reforça seu compromisso com a promoção da saúde e prevenção de doenças.


