Nesta quinta-feira (13), a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco participou do lançamento do projeto de regionalização da saúde de São Paulo e assinatura da carta de cooperação mútua com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O evento, realizado no Auditório Ulysses Guimarães, Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do governador do estado, Tarcísio de Freitas, e reuniu mais de 160 prefeitos, diversos secretários, entre outros representantes do poder público e parceiros políticos.
No encontro, com participação da diretoria da SBCD, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com os 645 municípios paulistas e a OPAS para regionalizar os atendimentos e tratamentos oferecidos em São Paulo.
O objetivo do Programa de Regionalização da Saúde envolve a diminuição das desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, além de ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância no atendimento à saúde das pessoas.
O foco do programa está na somatória de recursos e esforços em prol da saúde da população. O Governo de São Paulo já definiu que os ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais se adequem às necessidades regionais para descentralização do sistema de saúde.
O Programa de Regionalização da Saúde conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo.
A parceria propõe buscar formas de entrosamento, além de criar, estabelecer e dinamizar redes ou canais de forma permanente entre seus quadros funcionais para assegurar a cooperação.