Uma ação simples, porém, fundamental para a segurança de todos é a correta higienização das mãos. Na AMA/UBS integrada Jardim Joamar, na zona norte de São Paulo, uma ação especial com esse propósito foi realizada no dia 28 de junho para o fortalecimento das diretrizes de segurança do paciente.
A unidade do Jardim Joamar é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo. A atividade faz parte da continuidade das ações programáticas do Avança Saúde e desenvolvido para melhorias na saúde pública municipal.
Além de reunir os colaboradores para promover o reforço nesse tipo de cuidado, a unidade também apresentou a “Caixa da Verdade da higiene das mãos”. Trata-se de uma câmara escura, montada em caixa de madeira, com duas entradas para a inserção das mãos, tampa com visor transparente e lâmpada de luz negra.
“Os participantes aplicavam uma solução fluorescente em suas mãos utilizando a técnica adequada, como quando se aplica álcool gel. Após este processo eles colocavam as mãos na caixa, com a lâmpada acessa, e os pontos na mão que não estivessem fluorescentes era onde o gel não foi corretamente aplicado. Assim, conseguimos identificar e enxergar melhorias necessárias no processo de higienização das mãos”, explica Renata Colamarche, assessora técnica de Média Complexidade da SBCD.
Ao todo, 56 colaboradores participaram da atividade, sendo 23 da AMA e 33 da UBS. As ações de promoção da correta higiene das mãos fazem parte dos protocolos internacionais de segurança do paciente: Identificação correta do paciente; Comunicação efetiva; Melhorar a segurança dos medicamentos; Cirurgia Segura; Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados; Reduzir o risco de danos aos pacientes resultantes de lesões por pressão e quedas.
“A atividade representa um reforço na atenção ao cuidado, ajudando a fortalecer protocolos e estratégias no dia a dia da assistência. Com este trabalho, por meio da ‘caixa da verdade’, trazemos para a rotina dos colaboradores uma demonstração da importância da higiene das mãos e garantia de um correto procedimento em saúde”, conclui Renata.